Sieur d’Arques, Crémant de Limoux, Grande Cuvée 1531

Esse espumante foi enviado pela Sud de France, uma organização que congrega os produtores do Languedoc-Rousillon, no sul da França. Eles organizaram uma degustação com jornalistas e blogueiros no mundo inteiro. Foram 5 rótulos, que eu começarei a publicar aqui.

O primeiro foi o Sieur d’Arques, AOC/AOP Crémant de Limoux, Grande Cuvée 1531, um espumante feito pelo método Champenoise.

O Crémant de Limoux diferencia-se de seu “primo” Blanquette de Limoux” por passar por um envelhecimento de pelo menos 15 meses em cave e depois mais 60 dias em repouso antes de ser colocado no mercado.
Esse espumante apresentou uma coloração amarelo palha bem claro. Como eu provei o espumante exatamente no dia que chegou, ele não teve tempo de descansar, então mesmo com muito cuidado ao abrir, perdi bastante do seu gás. Isso com certeza prejudicou o perlage, portanto não vou me ater a esse quesito.
No nariz, aromas de frutas cítricas bem presente. Em boca apresentou boa acidez, mas nada excepcional. Pareceu-me um espumante bem elegante e que deve acompanhar melhor comidas mais leves. Acredito que frutos do mar como ostras ou camarões frescos devem ir bem com ele.

Veja os outros vinhos degustados aqui:

Branco- Cigalus, VDP/IGP Pays d’OC cuvée 2008

Rosé – Fruité Catalan, AOC/AOP Côtes du Roussillon

Tinto – Dromadaire 30670, VDP/IGP Pays d’OC cuvée 2006

Vinho Doce – Mas de Madame, AOC/AOP Muscat de Frontignan cuvée 2006

Para mais informações veja o site da degustação organizada aqui – http://suddefrance-export.net/sync-tasting/blog/commentaires/

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 6
  2. 7

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>