Seigneurs D´Aiguilhe 2007

Estava me despedindo da simpática senhora que nos acolheu em seu pequeno castelo no meio dos vinhedos em Cotes de Castillon quando ela me pediu um minuto, foi até a sua cozinha particular e me trouxe essa garrafa, dizendo que era da produção de um amigo. Esse era seu presente para mim, pois tinha visto que tínhamos provado alguns vinhos durante os dias que passamos por lá.

Normalmente eu traria essa garrafa para o Brasil e guardaria, mas por algum motivo desconhecido resolvi abrir aqui na França mesmo, para acompanhar alguns frios e queijos que comprei no supermercado e para fazer parte do meu “happy hour” diário aqui.

É, algumas vezes, tudo conspira realmente a favor. Não poderia ter feito escolha melhor, pois o vinho é muito bom! Fiquei contente de ter provado logo, pois pude conhecer a qualidade desse vinho, que harmonizou plenamente com o que tínhamos aqui, da região.

O Seigneurs D´Aguilhe 2007 é um vinho com uma ótima estrutura e com um bom potencial de guarda. É produzido com Merlot e Cabernet Franc, da região de Côtes de Castillon, que fica próximo a Saint-Emillion, em Bordeaux.

Um ponto importante para o “sucesso” foi que eu abri o vinho e deixei descansar por 1 hora antes de beber, fazendo com que ele evoluísse um pouco mais antes de ser servido. Quando servi e levei ao nariz, levei literalmente um susto! O vinho apresentou aromas muito evoluídos de frutas negras (com destaque para amora, claramente), leve toque de barrica muito bem integrado ao vinho e toques de chocolate no final.

Em boca o vinho apresentou-se muito bem balanceado, com ótima acidez, bom final (sem amargor) e um bom volume. Seus taninos ainda estão um pouco jovens, mas que com uma boa comida isso se resolve facilmente. Ao provar com um presunto de Parma, a combinação ficou excelente.

Não sei se há exportação para o Brasil, mas se alguém encontrar esse vinho por aí, recomendo que compre. Como recebi como presente, não sei o valor, mas é algo que vale a pena provar.

É, tem coisas que realmente só acontecem em Bordeaux…

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>