Scaia Rossa IGT 2007

scaia_rossa_igt_2007Mais um vinho comprado por uma questão peculiar. Mas não se engane, pois apesar da uva ser algo diferente nesse vinho (é feito com a uva Corvina), o que mais me chamou a atenção foi que esse vinho tem rolha de vidro.

Como já falado aqui, a rolha de vidro não é fácil de ser encontrada, talvez até pelo seu preço. Interessante vir nesse vinho, que não é tão caro assim (em torno de 60 reais na importadora Grand Cru, em São Paulo).

Mas vamos ao vinho, que também é bastante interessante e vale alguns comentários. Esse IGT do Veneto, na Itália,  tem uma coloração rubi muito bonita, com algum halo de evolução, mas muito pequeno. O vinho é jovem e bem brilhante.

No nariz, bastante fruta fresca com um toque floral bem suave e gostoso, trazendo um aroma de campo. Pra quem gosta de “viajar com o vinho”, parece aqueles campos que vemos nos filmes, cheios de flores de várias cores, que exalam um aroma de todas as flores misturadas. Muito suave e sedoso.

Em boca, mostrou uma boa vivacidade, mas sem grandes exaltações. Confesso que esperava mais, depois dos bons aromas exalados. O tanino não é tão macio, deixando um leve toque de amargor no final, mas tem uma boa acidez, que acaba compensando.

Enfim, é um vinho que pode ser bebido com uma boa comida típica italiana.  Ainda acho que o maior diferencial desse vinho é a sua rolha de vidro, mas pode ser que eu não tenha bebido muitos feitos com a uva Corvina. Vale a reflexão.

A Tenuta Santo Antonio, produtora desse vinho, também engarrafa seus vinhos brancos com rolha de vidro. Ainda não provei, mas pretendo fazer em breve. Espero que dessa vez, o vinho supere a rolha.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

6 Comentários

  1. 1

    Caro Daniel, já provei este vinho e achei realmente a rolha de vidro interessante. A propósito, este vinho está em promoção na Grand Cru (somente até hoje domingo) por R$36,00. abraço, jr.

  2. 2
  3. 3

    Estou bebendo ele nesse momento, fui surpreendido pela rolha de vidro… nunca tinha visto… comprei por R$30 na promoção da Grand Cru em 27/03/2010. Concordo com suas observações, mas, pelo preço pago, achei maravilhoso, o tanino agradável… e só faltou um pouco de corpo.
    Achei legal postar aqui bebendo o vinho… pra variar, achei o site no google

  4. 4
  5. 5

    Daniel,
    provei o vinho no sábado, dia 01/05/10, e o que anotei sobre o vinho foi muito similar ao que você sentiu.
    Logo após abri-lo senti especiaria, principalmente pimenta.
    Mas após um tempo no copo, sneti principalmente o cheiro de campo, que no meu nariz se traduziu em grama e vento de chuva (acredite se quiser!)
    Gostei muito dele. Compraria novamente. Foi o primeiro vinho que tomei com rolha de vidro. Interessante.
    Abraços

  6. 6

    Paulo, que bom que gostou, eu também gostei.
    Sobre o vento de chuva, eu sempre sinto esse cheiro (o do vento da chuva mesmo) e comento com quem está comigo. É difícil alguém identificar, mas é bem característico, não é?
    Um abraço
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>