São Roque – uma cidade que tem vinho e tem turismo, pertinho de São Paulo

Se você é de São Paulo ou da região, uma dica legal para um passeio com a família é a cidade de São Roque. Eu já tive a oportunidade de conhecer um pouco de lá quando fizemos um Encontro de Vinhos em parceria com a Vinícola Góes, no meio dos vinhedos deles. Foi uma experiência muito bacana e que me traz boas lembranças dos restaurantes fantásticos que têm por lá, das vinícolas e muito mais (que eu não tive tempo de conhecer). Recebi as informações abaixo e achei legal compartilhar, porque para quem tem filhos pequenos como eu, é sempre bom uma dica de lugar para passear e mudar os ares um pouco.

Se for, lembre-se de levar o “motorista da vez”, porque vale a pena a degustação dos vinhos finos que a Góes está fazendo, além de outras como a Bella Quinta, por exemplo.

Mais conhecida como “a Terra do Vinho”, por conta da chegada dos imigrantes italianos e portugueses no século 19, São Roque é um dos principais destinos turísticos no estado de São Paulo e merece uma visita. A cidade oferece diversas opções de passeios, desde os focados ao lazer até as atividades para absorver conhecimentos, e tudo isso a apenas 60 quilômetros da capital paulista.

Considerada uma estância turística, São Roque possui lazer em todos os pontos da cidade. Seja na Mata da Câmara, no Morro do Saboó, na Praça da República, na Igreja Matriz ou na Estação Ferroviária, os turistas sempre encontrarão muita sossego e história, acompanhados de uma receptividade calorosa.

Suas belas paisagens, juntamente com o clima aconchegante, são o cenário perfeito para as famílias que buscam fugir da rotina da cidade grande e ter um final de semana diferente. São muitas vinícolas e adegas espalhadas pela Estrada do Vinho, principal ponto turístico da cidade, que chamam atenção pela boa infraestrutura, restaurantes e degustação de produtos. O grande exemplo é a Vinícola Góes, localizada no km 9 da estrada, é a maior vinícola da cidade e um excelente passeio para os amantes do Deus Baco. Para iniciar novos apreciadores ao mundo dos vinhos e cativar ainda mais os antigos, a vinícola oferece duas opções de passeio. Na primeira é apresentado um vídeo institucional e a equipe Góes acompanhará a turma em uma visita monitorada pela parte de produção da vinícola, feito isso, os visitantes participarão de uma degustação dirigida com quatro vinhos finos. Essa atividade acontece em horários específicos e mediante a compra de ingresso. A segunda opção é a degustação de quatro rótulos finos, que pode ser feita em qualquer hora do dia.

A gastronomia também é um dos principais chamarizes da cidade. Os diversos estabelecimentos oferecem pratos que harmonizam perfeitamente com os vinhos da região. De culinária italiana, o restaurante Tia Lina, localizado no km 10 da Estrada do Vinho, é tradicional na história da cidade. Seu cardápio conta com diversas opções de antepastos, saladas, massas e outros combinados que servem até duas pessoas. Seus carros chefes são: a deliciosa lasanha ao forno recheada de presunto, queijo e bolonhesa; o frango desossado e recheado com calabresa fresca, milho, azeitona, bacon, biju de milho e mandioca; o suculento filé mignon à parmegiana, que acompanha arroz e fritas; e o nhoque ao sugo, com o clássico molho de tomate com um tempero que você só encontrará no restaurante Tia Lina.

Para fugir um pouco do enoturismo, São Roque também oferece muita diversão para as famílias que viajam com crianças. O Ski Mountain Park une esportes radicais com uma encantadora paisagem. No complexo radical, estão disponíveis atividades como arvorismo, passeios a cavalo por trilhas ecológicas, paintball, torre de alpinismo, tirolesa, teleférico, tobogã, arco e flecha e, claro, a maior atração: as pistas de esqui e snowboard. Neste ano, como grande novidade, o Ski lançou a nova pista de esqui e snowboard do parque, que conta com 3 mil metros quadrados e 400 metros de comprimento e já é a maior pista do Brasil. Além das atividades típicas de montanha, o parque oferece ar puro e lindas paisagens a 1.200 metros acima do nível do mar, com toda a infraestrutura necessária para atender a família, incluindo restaurante, cafeteria, choperia, doceria, fraldário, berçário e ambulatório.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>