Salvaguarda para vinhos brasileiros – quem vai pagar essa conta?


Atenção amigos, essa é uma notícia importante e que, dependendo da decisão do Governo, afetará diretamente o nosso bolso. Foi aberta uma investigação para averiguar a possibilidade de se aplicar medidas de salvaguarda para o vinho brasileiro.

Traduzindo: O Ibravin, a UVIBRA, a FECOVINHO e o SINDIVINHO foram até o Governo para dizer que os vinhos importados estavam prejudicando o mercado de vinhos brasileiros.

E qual é a solução sugerida? Aumentar os impostos sobre os vinhos importados!

Sim, é isso mesmo que você está lendo. Esse vinho que você compra e já acha caro (se não acha, fico contente que tenha muito dinheiro. Eu acho bem caro) vai ficar ainda mais caro.

Por enquanto é só um estudo e eu sinceramente quero acreditar que isso não vai dar em nada, mas não poderia deixar de me manifestar, pois o pedido me parece ser o mais absurdo que eu já vi até hoje, conseguindo ganhar até do selo fiscal, que infelizmente foi aprovado e implantado, tendo também reflexos diretos nos preços dos vinhos para o consumidor.

Gostaria de propor uma reflexão e gostaria inclusive da opinião dos órgãos que protocolaram esse pedido.

Quais são os esforços que estão sendo feitos para DIMINUIÇÃO DE IMPOSTOS DOS VINHOS BRASILEIROS?

Quais são os esforços e investimentos para a MELHORIA DA QUALIDADE DOS VINHOS BRASILEIROS?

Quais são as iniciativas REAIS para a DIVULGAÇÃO AMPLA DOS VINHOS BRASILEIROS?

Como sabem, eu gosto muito de vinhos brasileiros. Provo semanalmente um vinho feito no Brasil, não por nacionalismo ou qualquer bandeira, mas por gostar e por ter curiosidade. E vejo que temos vários vinhos bons (e muitos ruins também, mas tudo bem), ou seja, não estou defendendo os vinhos importados, simplesmente acho um grande absurdo e uma falta de consideração com o consumidor essa medida.

SE O VINHO BRASILEIRO PRECISA GANHAR NO PREÇO, ENTÃO QUE LUTE POR BAIXAR O VALOR DOS IMPOSTOS, ASSIM O CONSUMO PER CAPITA TAMBÉM AUMENTA!

Estou triste e cansado de ver atitudes e ações politiqueiras ganharem cena e nós, consumidores, pagarmos por isso.

Um abraço

Daniel Perches

(Se alguém quiser ler o pedido de salvaguarda, eu tenho ele na íntegra. Me mande seu e-mail no comentário que eu envio)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *