Salton Virtude 2008

Salton_virtudeEstive na Vinícola Salton há um ano e quando visitei a adega, perguntei sobre o tão esperado Salton Virtude, que prometia, na época, ser o “Desejo Branco”. Explico: o Desejo, produzido por eles, é uma espécie de referência em vinhos nacionais. Decidiram então que precisavam também de um vinho branco à altura. E foi então que nasceu o “Virtude”. Infelizmente, naquela época o vinho já estava até engarrafado, mas ainda não estava à disposição para degustação. Voltei sem conhecer o tão esperado “Virtude”.

Passado um ano, tive a oportunidade de comprar esse vinho em uma feira. Como não estavam degustando por lá, tive que trazer na confiança, mas pelas referências que eu tinha, não haveria como dar errado. Abri então o vinho e tive uma surpresa positiva. É realmente bom.

Produzido com 100% de uvas Chardonnay e estagiado em carvalho novo (francês e americano), esbanja classe e elegância. Logo de cara, percebe-se na taça um amarelo ouro muito límpido e brilhante. No nariz, aromas florais lembrando jasmim, frutas como pêra e melão, baunilha e um leve tostado. Tudo muito harmônico. Deixei o vinho descansando por um bom tempo (por volta de 2 horas) desde o início até o fim da garrafa e os seus aromas continuaram lá, sem se perder.

Em boca, um ótimo corpo, acidez muito bem controlada e um final bem saboroso e longo.

É um vinho de ótima qualidade e que merece ser sim comparado ao seu “par”, o Desejo. Percebe-se que houve bastante esmero na produção desse vinho e quem ganha somos nós, pois é mais um belo exemplar nacional.

Eu comprei a R$ 48,00 a garrafa, mas acredito que esteja até um pouco mais caro por aí. Esse talvez possa ser o único empecilho para a compra mais regular do Virtude, mas você tiver oportunidade de provar, não deixe de fazer. Vale a pena.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Opa, obrigado. Eu estou só esperando você marcar a nossa reunião de trabalho! 🙂
    Abs
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>