Rutini Vin Doux Naturel 2004

rutini_vin_douxPra quem, como eu, é fã da Rutini, provar o vinho de sobremesa deles é quase que uma obrigação. E assim foi então o meu encontro com o Vin Doux Naturel, um vinho produzido pela Bodega La Rural, feito com as uvas Semillon e Verdicchio, botritizadas e supermaturadas. Botrytis, pra quem não sabe, é aquele fungo que deixa a uva podre, mas com um alto teor de açúcar. É o mesmo fungo que ataca as tão aclamadas uvas da região de Souternes, na França.

Esse vinho, que vem em uma longa e fina garrafa de 500ml foi comprado pra mim no Free Shop do Uruguai. Bom lugar para se comprar vinhos, por sinal. Esse saiu por 22 dólares.

Sua coloração amarelo escuro é bem viva e bonita. Parece ouro misturado com mel. No nariz, encontramos aromas de flor de laranjeira, mel, um toque de baunilha e pêssego. Seus aromas são obviamente doces, mas não são daquela doçura que estamos acostumados com os vinhos de sobremesa em geral. É um adocicado mais contido.

Em boca tem um bom corpo e seu álcool não se sobressai, mostrando um vinho bastante equilibrado. Final longo, mas que apresentou uma pontinha bem pequena de amargor.

Deve acompanhar sobremesas não muito doces. Provei com uma goiabada cascão e não deu certo. A sobremesa era muito mais doce (e na verdade devemos ter o contrário). Talvez um cheesecake com cobertura leve de calda de damasco, por exemplo, possa ser uma boa pedida. Aliás, damasco me parece ser a melhor fruta para esse vinho.

Deixo a dica do vinho e aceito dicas de sobremesas.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>