Rolha de vidro – já viu isso?

vino-lokÉ isso mesmo. Essa imagem que você está vendo aí é de uma rolha de vidro, produzida pela Vino-lok, uma empresa alemã que está prometendo revolucionar o mercado de rolhas do mundo.

Pra quem não sabe, a rolha tem sido alvo de grandes estudos (e críticas) nos últimos anos. Mas antes de falarmos sobre a tal rolha de vidro, vamos a um breve estudo da “história das rolhas”.

Antigamente (bem antigamente mesmo), as ânforas – recipientes para guardar vinho – eram fechadas com pano coberto por cera. Isso não era muito higiênico e nem vedava muito bem o vinho. Substituído posteriormente pelas rolhas de cortiça, também apareceram muitos problemas, pois dentro da rolha podia ter microorganismos que infectavam o vinho. Na verdade, isso ainda acontece (com menos freqüência). É quando o vinho fica “bouchonet”

As rolhas de cortiça melhoraram muito, mas mesmo assim continuam sendo criticadas não só pela qualidade, mas agora também por ambientalistas, que não querem mais que as cascas das árvores que fazem essa rolha sejam destruídas (não vamos entrar no mérito agora). Surgiram então as rolhas sintéticas, que são até boas, mas com alguns problemas também, inclusive de passar algum “sabor” ao vinho.

Diante desse cenário, surgiu essa empresa alemã, que com a sua rolha de vidro, promete ser a solução para todos os problemas. Higiênica, simples, fácil de abrir (dispensa até abridor, pois é só puxar) e ecologicamente correta. Além de ser bem bonita.

A idéia aqui não é discutir aspectos técnicos, até porque nem tenho conhecimento pra isso, mas sim apresentar essa nova opção de rolhas. Pra quem as coleciona como eu (já comentado aqui), é muito interessante. Eu até dei a sugestão para um produtor para que ele faça algum lote com essa rolha e indique no rótulo, pra gente poder identificar. Eu mesmo comprei um vinho recentemente só por causa dessa rolha…

Então, se você tem uma coleção de rolhas de cortiça e sintéticas, prepare-se, pois em breve, com certeza uma dessas vai se juntar à sua coleção.

Amanhã eu comento sobre o vinho da rolha de vidro.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

7 Comentários

  1. 1

    Olá amigo!

    Vamos lá, não fique escondendo o jogo……..fala logo qual é o vinho que tem a rolha de vidro!!

    Eu já havia visto um rótulo que tinha esse tipo de rolha no “Um papo sobre vinhos” , mas nao consegui comprar…….

    Um abraço

    Jean
    ww.otanino.blogpot.com

  2. 3
  3. 4

    A retirada da casca do sobreiro não faz mal para a árvore. É a cortiça que mantêm a floresta de sobral no Alentejo, com sua bio-diversidade. É uma retirada de casca sustentável. E a cada retirada, de 9 em 9 anos, a qualidade fica melhor e a árvore mais saudável.

  4. 5

    Olá Antonio
    Obrigado pelo comentário. Você está certíssimo, mas infelizmente alguns produtores não respeitam esse tempo da árvore, em busca de lucro rápido…

    Um abraço

    Daniel Perches

  5. 6

    Ola pessoal ja existem varios eu tenho na minha loja alguns tOmen nota :
    INVETRO TTO SAFRA 2006 ITALIA
    CUSOMANO TTO SAFRA 2008 ITALIA
    PIANO PIANO BCO SAFRA 2008 ITALIA
    E OUTROS , COMO TODA NOVIDADE TEM UMA Resistência POR PARTE DE MUITOS PRODUTORES POREM NUM FUTURO NÃO TÃO DESTANTE MUITOS AFIN DE VENDER NUM BOM PREÇO VÃO ADERIR A ROLHA DE VIDRO POR SER BEM MAIS EM CONTE DO QUE A ROLHA DE CORTIÇA .

    TWITTER : SOMMELIERBR
    FACEBOOK : FABIOAMARALDACHATEAU@GMAIL.COM

  6. 7
  7. 8

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>