Rispollo Rosso IGT 2007

rispollo-rosso-2007Motivado pelos comentário do Alexandre (veja aqui), eu me interessei por esse vinho. Afinal, como ele mesmo disse, não é fácil achar vinhos bons e “baratos” vindos da Itália. E quando encontramos, ficamos sempre muito animados.

Sendo assim, encomendei uma garrafa dessas ao nosso amigo escritor do Diario de Baco e não tive dúvidas, provei logo no dia seguinte (afinal de contas, pra que guardar, não é mesmo?).

E o vinho é bom mesmo. Gostei e fiquei com vontade de provar até outra garrafa. Esse é um que eu vou colocar nos meus “Best buys”.

Produzido em Montalcino (região dos Brunellos), é feito com Cabernet Sauvignon,  Merlot e Petit Verdot. Uvas diferentes para uma região que está acostumada a produzir Sangiovese.

Vamos então às impressões: coloração bem escura mas bem brilhante. Um leve halo de evolução foi notado, mas claramente dava para perceber que o vinho é jovem e tem uns bons anos ainda pela frente em garrafa, se quiserem.

No nariz, aromas tostados contrastando com um leve adocicado (que deve vir da Merlot). Muito interessante foi beber esse vinho lembrando dos italianos daquela região.

Provei com lasagna à bolognesa e depois com uma pizza (que maratona gastronômica, hein?) e com os dois pratos foi muito bem. Fiquei até com vontade de provar com um prato mais ácido para ver se combinava, como por exemplo um molho de tomates puro.

Importado pela Grand Cru a um preço médio de 40 reais, é a dica de hoje. Espero que gostem.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>