Rio Bom Touriga Franca 2003

Descobrir bons vinhos em feiras e eventos do setor não é fácil. Muitas vezes você passa por centenas de garrafas e dezenas de produtores (quando não são centenas também) e tem que decidir pelo vinho que vai provar, pois provar todos é humanamente impossível (a não ser que você tenha todo o tempo do mundo).

Então quando eu escolho o certo, fico muito contente.

E foi passeando pela feira do IVDP (Instituto de Vinho do Douro e Porto) realizada em São Paulo que eu encontrei o Rio Bom Touriga Franca.

A feira do IVDP é famosa já aqui em São Paulo e sempre traz coisas interessantes. Dessa vez ela aconteceu na mesma semana do Encontro de Vinhos OFF e da ExpoVinis, então dá pra imaginar o meu cansaço, mas sabia que tinha coisa boa por lá e não poderia perder.

O Rio Bom Touriga Franca é produzido pela casa Quinta do Mourão no Douro. A casa iniciou sua história fazendo vinhos do Porto, mas depois do falecimento do seu fundador, seus filhos decidiram modernizar a produção e incluir vinhos tintos tranquilos também.

O Rio Bom Touriga Franca que eu provei era da safra de 2003 e não estava mostrando sinais de que estava cansado com o tempo em garrafa não. O vinho estava com uma coloração muito intensa e com aromas complexos e finos de frutas vermelhas e negras, chocolate, defumados em abundância. Em boca o vinho mostrou também até certa jovialidade. Seus taninos estavam muito finos, mas muito presentes.

É um vinho muito estruturado e que tem uma longa vida pela frente. Coisa de vinho bom do Douro, sem dúvida.

Esse vinho está chegando ao Brasil pela Hannover e quando conversamos, ainda não havia preço. Parece que chegará em torno de 100 reais. Se for isso mesmo eu acho que vai ser um grande best buy.

Vale provar.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>