Raka Pinotage 2008

A uva Pinotage sempre me atrai, apesar de às vezes eu me decepcionar fortemente com alguns vinhos feitos com ela. Mas algumas vezes eu também acerto, como foi o caso, quando provei esse vinho na Enoteca Decanter. Lá eles servem vinhos em taça com um preço bem justo, o que me faz sempre ter vontade de voltar.

Produzido pela vinícola de mesmo nome, tem as uvas plantadas e vinificadas na região de Klein River, na África do Sul. Aliás, o país é conhecido por produzir bons vinhos com essa casta.

Esse tem uma coloração rubi bastante viva e brilhante, com um halo bem pequeno de evolução. Tem aromas muito intensos, com destaques para os defumados. Em boca apresentou taninos bastante finos e elegantes e mostrou que o vinho ainda está um pouco jovem. Acredito que se for guardado por mais uns dois anos, deve ficar melhor ainda.

Combinou bem com presunto Parma (apesar da minha preocupação inicial antes de servir o vinho. Achei que não daria certo.) e também com queijos curados. Parece-me ser um vinho gastronômico, que pode ser facilmente harmonizado com carnes assadas ou comidas que tenham especiarias em sua composição, por exemplo.

Esse custa em torno de 75 reais na Decanter. Um bom preço pela sua qualidade. Ouvi falar bem dos vinhos da Raka feitos com outras cepas, mas ainda não provei. Quem sabe não faço isso na minha próxima ida à Enoteca?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>