Quinta dos Murças e seus belos vinhos do Porto

Os vinhos do Porto são únicos no mundo. Você pode até beber um vinho fortificado de outro país, mas algumas características de aromas, sabores e qualidade só são possíveis de serem encontradas em Portugal, mais especificamente no Douro.

E se você estiver pensando em se aprofundar no tema, vai ver que esse mundo é fantástico. Vale a pena provar de todos os tipos (LBV, Tawny, Ruby, etc). Eu gosto muito de vinhos do porto e quando estive em Portugal, em Setembro deste ano, visitei a Quinta dos Murças, que faz um que eu adoro, que é o Tawny 10 anos.

Quinta_dos_Murcas_10_anosA Quinta dos Murças tem uma tradição muito bacana com esse vinho e que é fácil de perceber. Alguns dizem que é o local onde é produzido (Covelinhas), outros dizem que são as vinhas velhas e as variedades, outros dizem que é a forma como é feito. Apesar de eu visitar a vinícola e os vinhedos, não consegui chegar a uma conclusão e sinceramente, o que me bastou foi poder beber esse vinho em algumas refeições.

uvas_murcas

E o que faz dele especial pra mim é a sua delicadeza e forma como envelhece, mesclando as características de um vinho relativamente “jovem” com toques de complexidade de vinhos bem  mais velhos (e mais caros).

Essa quinta ainda não está aberta a visitação, pois foi recentemente comprada pelo grupo do Esporão e eles estão preparando uma casa que servirá de recepção para os visitantes. Por enquanto fica só a dica do vinho, que é importado pela Qualimpor aqui no Brasil. E se encontrar, prove também o azeite deles. Algo bem especial.

Veja algumas fotos da minha visita por lá.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>