Quinta do Vallado 2007

Muito se fala por aí sobre harmonização de comida com vinho. Eu mesmo estou sempre tentando encontrar a comida perfeita, afinal de contas aprendemos que o vinho é amigo da comida e que (na maioria dos casos) ele melhora seu sabor se acompanhado de um prato que tenha características afins.

E foi assim que resolvemos degustar o Quinta do Vallado, que é um vinho produzido na região do Douro, em Portugal, com as uvas Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca e Sousão. Seis uvas combinadas para fazer um belo vinho. Aliás, interessante contar que parte das uvas que são utilizadas para produzir esse vinho são pisadas em lagares, aqueles tanques onde se entra para pisar as uvas com os pés, bem ao estilo tradicional.

Mas como eu falava, esse vinho foi utilizado como teste em uma harmonização com strogonoff. Sabemos que não é nada fácil harmonizar com esse prato, mas tentamos e resolvemos colocar todos os tipos de vinhos. Até o Quinta do Vallado entrou.

Infelizmente não foi a melhor combinação, mas posso assegurar que foi um dos vinhos mais saborosos para se beber sozinho nesse dia. A comida não foi companheira, mas o vinho é bem interessante.

Acredito que o que não teve harmonia foi a sua grande estrutura e seus taninos bastante presentes, que se sobressaíram à comida. É um vinho que pede uma comida talvez mais salgada e mais estruturada e também sem creme de leite. Eu tentaria com uma boa costela de porco.

E para quem quiser comprar esse vinho, pode ir sem medo. É um vinho muito correto, com bons aromas (frutas vermelhas em compota, leve tostado e com alguma evolução) e muito saboroso em boca. O vinho merece atenção. Custa em torno de 45 reais e pode ser encontrado em casas especializadas.

E pra fechar a harmonização, acho que quem ganhou, na minha opinião, foi o Fausto Rosé de Merlot, da Pizzato.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>