Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas – um vinho de muitas uvas

crasto_quintadocrastoVocê já viu vinho feito com 3 uvas diferentes? Sim, claro (os cortes bordaleses, por exemplo). Já viu com 6 uvas? Esse já está mais difícil? Com 13 diferentes? E com 35?

Não, eu não estou ficando louco, muito menos o produtor. Esse vinho, o Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas, que é feito no Douro pelos mesmos proprietários do Esporão, é feito com nada menos do que 35 cepas diferentes. É claro que deve ter muita coisa parecida lá (variações da mesma cepa), pois como sabemos, Portugal é um país que possui muitos tipos de uvas. E a Quinta do Crasto faz um excelente blend pra esse vinho com toda essa variedade disponível. Na verdade, segundo o proprietário da vinícola, nem eles sabem direito o que têm lá.

Esse vinho é especial em vários aspectos, desde a quantidade de castas presentes até a sua vinificação. Todas as uvas são apanhadas a mão e antes de irem para as cubas de inox, são pisadas durante 4 horas, por dedicados homens da vinícola (fiquem tranqüilos, todos com os pés limpos). Depois das cubas, passam por 18 meses em carvalho antes de serem lançados ao mercado.

Provei a safra 2006 e pude perceber que o vinho ainda está muito fechado. O produtor recomenda decantar por 3 a 4 horas antes de beber. Concordei com ele, pois esse vinho precisa envelhecer muito ainda. Dá pra guardar uns 12 anos, pelo menos.

Mas se você quiser provar hoje esse vinho, não tem problema. Sugiro realmente decantar por um bom tempo e degustá-lo com alguma comida, pois seus taninos ainda estão um pouco “rebeldes”. É um vinho que surpreende e vai surpreender ainda mais, se tivermos paciência.

Ah, vale ressaltar que chama-se “vinhas velhas” porque as vinhas tem em média mais de 100 anos. Já pensaram quanto vinho e quantas pessoas essas vinhas já não serviram? Talvez nossos bisavós tenham bebido vinho dessas mesmas videiras. Já pensou nisso?

Esse vinho é importado pela Qualimpor, mas lá você só compra por caixa (o que, se tiver dinheiro, sugiro que faça). Se quiser comprar uma unidade, a Wine vende também. Na Wine está R$ 165,00. Ótimo preço pela sua qualidade.

Boas compras e principalmente, paciência! 🙂

Abraços

Daniel Perches

 

 

 

 

 

You Might Also Like

2 Comentários

  1. Pingback: Portable Chicken Coop Designs | Pet Supply Plus
  2. 2

    Verdade , grande vinho o Quinta do Crasto ele tem o reserva e o vinhas velha, e como você mesmo falou ele tem muita madeira e por isto e bem encorpado.
    Vale decantar mesmo, para o vinho ficar mais macio.
    Excente vinho do Douro, muito bom destacá-lo.
    Parabéns pelo texto !

  3. 3

    Oi Wivianny

    Obrigado pelo comentário. Hoje eu lancei o desafio do bacalhau. A gente podia fazer uma edição desse desafio aí no ES, hein? O que acha?

    Um abraço

    Daniel Perches

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>