Quinta da Neve Cabernet Sauvignon 2007

quinta_da_neve_cabernet_sauvignon

Foto do qvinho.com.br

Sou fã da Quinta da Neve pelo seu Pinot Noir. Aliás, deixo aqui meu protesto por não conseguir mais encontrar. Ligo sempre na Decanter procurando esse vinho, mas pelo jeito parece todas as garrafas foram comercializadas, pois faz tempo que não encontro. Isso é o que dá ser um bom vinho, por um bom preço. Mas hoje falaremos do Cabernet Sauvignon deles, que também tem uma ótima qualidade. Esse vinho é produzido pela Quinta da Neve, lá em Santa Catarina. Um local muito apropriado para cultivar vinhos, que vem aparecendo como uma região muito promissora.

Na taça mostrou uma cor bastante viva e jovem, com pouco (ou quase nenhum) halo de evolução. Sinal de que o vinho pode agüentar um pouco mais, mas não saberia dizer quanto tempo. Se tivesse que dar um palpite, diria que mais um ou dois anos, no máximo.

No nariz, o aroma de madeira prevaleceu sobre os outros, que também vieram timidamente (frutas vermelhas e uma leve especiaria).

Na boca, o álcool apareceu um pouco, mas sem incomodar. Um final não muito longo, mas já bem macio. Depois de algum tempo, aparece um leve adocicado, lembrando até (de longe) os vinhos chilenos.

Resumindo, o vinho é bom e tem potencial. Como era de se esperar, seus aromas lembram muito os outros (bons) vinhos nacionais. De certa forma é um bom sinal, pois mostra que temos um bom terroir.

Esse vinho é vendido em São Paulo pela Decanter, mas também se encontra em diversas lojas e varejos. Custa em torno de 40 reais. Um preço justo, mas não posso deixar de comentar que se custasse menos, eu o colocaria como “best buy” sem sombra de dúvida. Quem sabe os produtores e comerciantes não nos lêem e não pensam nessa idéia, não é mesmo?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

5 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Daniel, me desculpe comentar um post tao antigo.. mas estou comecando a viajar pelo seu blog para conhecer e fazer algumas pesquisas.
    Quinta da neve nao eh prodouzido pela Vila Francioni…e na minha opiniao o cab sauv. eh bem fraquinho pra nao falar ruim….
    Sou catarinense e gostaria de tomar bons vinhos de la, os da Vila Francioni sao bons mas deveriam custar pelo menos a metade pra valer a pena
    Abs,
    Ale

  3. 3

    Alexandre, você tem toda razão. O post estava errado. Já arrumei.
    Não costumo mexer nos posts depois de publicados, mas dessa vez abro uma exceção por estar com informação incorreta.

    Obrigado pela correção. E só pra eu entender, você acha o Cabernet da Quinta da Neve ruim? Por que? Interessante ver opiniões tão diferentes.
    Abraços
    Daniel

  4. 4

    Daniel, tomei 2 vezes esse vinho. A primeira vez a uns 2 anos atras , comprei impressionado por um selo de “premio melhor cabernet sauvignon do Brasil” (???). Apostei , tomei e nao gostei. MEs passado estive na Serra do Rio do Rastro e estando na Serra Catarinense procurei degustar os vinhos de la. Dei outra chance ao Quinta da Neve – outra decepcao. Desequilibrio, amargor incomodo e nao me lembrava em nada Cabernet Sauvignon. (so para frizar, sou moro em SP mas sou catarinense). Ja li boas recomendacoes sobre o Pinot deles e ainda nao tive a oportunidade de experimentar. Anyway , a viagem valeu muito a pena especialmente por conhecer a Vila Francioni. Se voce ainda tiver interesse em comprar o Quinta da neve tenho contato com uma loja de Sao Joaquim que tem esse vinho.
    Abs,
    Ale

  5. 5

    Alexandre, eu conheço o Pinot Noir deles e gosto bastante. Agora me parece que está chegando mais dele aqui em São Paulo, na Decanter.
    Eu preciso provar novamente o Cabernet pra tirar essa prova. Se eu não encontrar por lá eu recorro a você. Agora fiquei intrigado. Confesso que não me recordo profundamente do vinho, pois bebi já faz algum tempo, mas não me pareceu ser ruim (e na verdade, me pareceu bom!).
    Devo passar perto da Decanter na sexta-feira e vou ver se consigo comprar uma garrafa e falamos na sequência.
    Um abraço
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>