Pra que serve uma tabela de safras?

tabela_safras

Você já deve ter ouvido alguém falar que não vai comprar esse ou aquele vinho porque a safra foi ruim, não é mesmo?

E isso faz sentido? Dá pra gente saber se o vinho é bom ou não simplesmente pelo ano (e pela região que ele foi produzido)? Bem, dá e não dá. Calma que eu explico.

A tabela de safras deve servir pra gente como um guia na compra dos vinhos. É claro que a gente deve consultar a tabela de safras sempre que for possível. Aliás, algumas importadoras nos dão até alguns guias de bolso, para podermos pesquisar sempre que precisarmos.

Mas a gente não deve ficar preso a essas safras, pois se o produtor for bom, ele produzirá bons vinhos em praticamente todas as safras. Isso porque ele deve ter um cuidado especial com as suas uvas, com o cultivo, preparação da chegada das uvas na cantina, etc.

Com certeza, os fatores climáticos interferem, e muito, no vinho final. E não podemos deixar de pensar nisso, mas a gente tem que ter em mente que é possível fazer vinhos bons em safras não tão boas.

É claro que se houver alguma catástrofe no ano da vindima, os produtores terão problemas, mas como isso é uma grande exceção, eu nem comentarei muito sobre isso.

Então, para concluir, se você tiver a oportunidade de comprar ou degustar um vinho que não teve uma grande pontuação na safra daquele ano, não se prenda a isso. Vá em frente!

Eu mesmo já provei vinhos que tiveram pontuação baixa numa determinada safra, mas que me lembro fortemente como foram bons. E sempre me pego pensando como eu teria perdido uma ótima oportunidade de prová-los caso eu tivesse pensado só na pontuação das safras.

E pra concluir, o site Vinhos de Corte tem também uma tabela de safras, que você pode ver aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>