Pra que serve uma tabela de safras?


tabela_safras

Você já deve ter ouvido alguém falar que não vai comprar esse ou aquele vinho porque a safra foi ruim, não é mesmo?

E isso faz sentido? Dá pra gente saber se o vinho é bom ou não simplesmente pelo ano (e pela região que ele foi produzido)? Bem, dá e não dá. Calma que eu explico.

A tabela de safras deve servir pra gente como um guia na compra dos vinhos. É claro que a gente deve consultar a tabela de safras sempre que for possível. Aliás, algumas importadoras nos dão até alguns guias de bolso, para podermos pesquisar sempre que precisarmos.

Mas a gente não deve ficar preso a essas safras, pois se o produtor for bom, ele produzirá bons vinhos em praticamente todas as safras. Isso porque ele deve ter um cuidado especial com as suas uvas, com o cultivo, preparação da chegada das uvas na cantina, etc.

Com certeza, os fatores climáticos interferem, e muito, no vinho final. E não podemos deixar de pensar nisso, mas a gente tem que ter em mente que é possível fazer vinhos bons em safras não tão boas.

É claro que se houver alguma catástrofe no ano da vindima, os produtores terão problemas, mas como isso é uma grande exceção, eu nem comentarei muito sobre isso.

Então, para concluir, se você tiver a oportunidade de comprar ou degustar um vinho que não teve uma grande pontuação na safra daquele ano, não se prenda a isso. Vá em frente!

Eu mesmo já provei vinhos que tiveram pontuação baixa numa determinada safra, mas que me lembro fortemente como foram bons. E sempre me pego pensando como eu teria perdido uma ótima oportunidade de prová-los caso eu tivesse pensado só na pontuação das safras.

E pra concluir, o site Vinhos de Corte tem também uma tabela de safras, que você pode ver aqui.

Um abraço

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *