Pouilly-Fumé Les Pierres Fines 2007

Quando se fala em vinhos, a França tem algumas regiões que realmente têm algo mágico na terra. Em determinadas regiões, um vinho adquire características que nem adianta tentar imitar em qualquer outro lugar do mundo porque não vai dar certo.

E é o que acontece com os vinhos de Pouilly-Fumé. Essa apelação fica dentro do Vale do Loire, a oeste da França. É a região dos castelos e é praticamente obrigatória para quem quer conhecer as belezas do país. Passear pelo Loire é sentir-se dentro de um conto de fadas e as paisagens são tão exuberantes que confundir a janela com um quadro não é nada difícil.

Mas falando do vinho, para se produzir com o nome dessa apelação é preciso que seja feito com a uva Sauvignon Blanc. Então sempre que você encontrar uma garrafa com esse nome no rótulo, já sabe qual casta encontrará.

O Pouilly-Fumé Les Pierres Fines 2007 é produzido pela Domaine Balland-Chapuis. É um vinho bem estruturado, que mantém as características da Sauvignon Blanc como frutas brancas, abacaxi e maracujá, mas tem também alguns toques particulares, puxando para o mineral.

Na boca é um vinho com um ótimo corpo. Com acidez na medida, mostrou que a Sauvignon Blanc feita por lá pode durar sim muitos anos.

É um excelente vinho para acompanhar comida, podendo ser desde pratos mais leves até algo mais condimentado. Deve ir muito bem com queijos curados amarelos.

Infelizmente esse não está mais sendo importado no Brasil. Vinha pela Vinci Vinhos, mas eles pararam. Espero que voltem, pois realmente é um belo vinho.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>