Pommery Cuvée Louise 1999

A gigante Pommery sabe o que faz. Desde seus champagnes “básicos” (e as aspas aqui ficam por conta da contradição), todos são muito elegantes e de muita qualidade.

Mas o Cuvée Louise é o champagne top da casa. Já de cara a gente sente a imponência, tanto pela sua embalagem, que é uma caixa branca muito bonita, até a sua garrafa, que tem um formato só utilizado realmente pelos grandes espumantes.

 É feito com as castas tradicionais – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay – e com uma coloração dourada e muito límpida e brilhante, já dá pra ter uma idéia do que vem por aí.

Mas mesmo com a idéia, ao levar ao nariz, não há como não se impressionar. Aromas muito complexos de nozes e castanhas, brioche, frutas em compota e até um toque floral.

Em boca a acidez é muito balanceada e o seu final é longo e muito saboroso. Não consegui identificar nada que pudesse ser digno de nota contra esse belo espumante. Aroma, boca e final muito redondos.

É um grande champagne, que pode sem dúvida acompanhar grandes pratos (afinal de contas você não vai abrir esse champagne pra acompanhar um prato do dia a dia, não é?), mas eu resolvi beber sem nenhuma comida. Não queria que nada estragasse o meu paladar nesse momento tão intenso.

Aqui no Brasil custa em torno de 700 reais. Se puder investir, não vai se arrepender. E é um espumante de guarda. Não se impressione com seus 12 anos de vida. Ainda tem muito tempo pela frente.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>