Pol Clemént Rosé

Depois de provar o Pol Clemént Brut, eu vi que eles tinham também um espumante Rosé. E como já falei algumas vezes aqui, estou buscando mais espumantes rosés para provar, então fui atrás dessa novidade. Encontrei na Ravin, que são já “velhos” conhecidos. Gosto de passar por lá, pois a compra é sempre acompanhada de uma boa conversa, regada a muitas risadas e descontração.

Trouxe então esse espumante que é produzido pela enorme CFGV – Compagnie Française des Grands Vins, que faz muitos outros vinhos e espumantes. É uma potência!

Esse é feito com as uvas Cabernet Franc, Gamay e Pinot Aunis. Uma combinação interessante, que eu nunca tinha visto ainda. Todas as uvas são vinificadas com as suas cascas, que são retiradas depois de pouquíssimo tempo, para que fique com a coloração clara.

E por falar em coloração, esse tem um tom salmão claro bem chamativo. Sua bolhas (chamada tecnicamente de perlage) são levemente grossas, mas dentro do esperado considerando-se que é feito pelo método Charmat (com fermentação em tanques de inox). Sempre que os espumantes são feitos por esse método temos bolhas mais grossas. E só pra deixar claro, um dos fatores de qualidade de um espumante é o tamanho do perlage, ou seja, quanto mais finas as bolhas forem, melhor.

No nariz tem aromas de frutas vermelhas, com destaque para o morango e a groselha (aliás, lembrando aquele xarope de groselha mesmo). Em boca tem um bom corpo, mas me pareceu que faltou um pouco de acidez. Com isso o vinho ficou também mais ligeiro, ou seja, seu sabor foi embora mais rápido do que eu esperava.

É um bom companheiro para dias quentes, para entradas e talvez até para pratos principais. Leve e fácil de beber, o Pol Clemént Rosé me parece uma boa pedida para os iniciantes na bebida, que ainda não estão acostumados com aquela acidez alta.

Importado pela Ravin.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

3 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 3

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>