Poggio del Sasso 2006

Esse é uma boa dica para quem gosta dos vinhos italianos, principalmente os que são feitos com a uva Sangiovese. Essa uva é famosa por ser a principal na produção de vinhos muito conhecidos como o Brunello de Montalcino, por exemplo, além de ser parte integrante obrigatória nos supertoscanos.

Produzido pela Cantina di Montalcino utilizando somente essa casta, é um vinho que tende a agradar muitos paladares, devido à sua leveza. Diferentemente do que pensamos em primeira instância quando falamos da Sangiovese, esse não é um vinho extremamente tânico, com aquela acidez alta. É um vinho mais suave. Eu diria que é uma “sangiovese domada”.

Com uma coloração rubi brilhante e lágrimas numerosas, mostrou-se um vinho ainda jovem, apesar de seus 4 anos de idade. É o que se espera dessa uva, pelo menos.

poggioNo nariz trouxe aromas de frutas vermelhas já em compota, especiarias como canela e um toque de baunilha no final. Não foram aromas muito complexos nem um grande bouquet, mas todos muito francos e persistentes, mesmo depois de algum tempo em taça.

Na boca apresentou boa acidez (mas não passando do ponto) e bom corpo. Seu final não é dos mais longos, mas é justo.

Esse vinho é encontrado no Empório Vila Buarque e importado pela Santa Ceia Vinhos por aproximadamente 60 reais. Um preço justo para um bom vinho italiano da região da Toscana. Vale o investimento para provar e conhecer os vinhos de lá, para depois se aventurar, talvez, pelos Rossos e Brunellos de Montalcino.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>