Pizzato Reserva Egiodola 2004

pizzato_egiodola_2004

A Vinícola Pizzato fica no vale dos Vinhedos, num lugar até meio difícil de chegar, mas se você for lá, não vai se arrepender. Além da ótima recepção, vai encontrar vinhos de excelente qualidade.

Eu sou fã de vinhos mais concentrados, como é o caso do Egiodola produzido pela Pizzato. Essa uva é produto de um cruzamento feito na França e na minha opinião adaptou-se muito bem aqui no Brasil e é muito bem trabalhada pela família Pizzato.

Na taça, mostra-se com uma coloração bem escura. Até parece negra em alguns momentos, mas é bem brilhante e límpida.

Esse vinho precisou de um tempo de aeração pra mostrar seus aromas. Depois de uns 30 minutos (pelo menos), começa a mostrar aromas de frutas negras bem maduras e um certo aroma terciário como chocolate e um defumado.

Em boca é bem adstringente. Seus taninos ainda estão bem “vivos” e seu final é longo e persistente. Tem um amargor mínimo, mas que não compromete o vinho. Apesar das diretrizes gastronômicas serem para queijos e comidas leves, acho que pode agüentar bem uma comida mais forte e ácida. Vale a tentativa.

Aqui em São Paulo é encontrado na Vinea e em algumas outras lojas especializadas, como o Empório Frei Caneca. A sua produção é pequena, o que obviamente compromete a sua distribuição, mas se conseguir encontrar um exemplar deste sugiro a compra e a degustação, pois vale conhecer um vinho nacional produzido com essa uva. Custa em torno de 32 reais. Preço justo, por tratar-se de um vinho de ótima qualidade.

Em breve falaremos mais sobre a Egiodola. Aguardem.

Abraços

Daniel Perches

 

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>