Pizzato Egiodola Reserva 2005

Gosto bastante dos vinhos da Pizzato e já tinha provado o Egiodola 2004. Foi um vinho que me chamou a atenção pela sua tanicidade e adstringência. Achei que estava um pouco jovem demais para ser aberto, mas tudo bem.

Tinha uma garrafa do Reserva, da safra de 2005 guardada, que eu resolvi abrir agora. A chance de estar jovem também era muito grande, mas como a curiosidade era maior, não resisti.

Não teve jeito, tem horas que a gente deixa um pouco a razão de lado e vai com tudo com a emoção. Foi assim dessa vez.

E as minhas suspeitas estavam corretas. O vinho estava bem jovem, mas claro que deu para aproveitar bastante dele. Deixei até um pouco guardado, devidamente tirado o vácuo, para ver se ele melhora com um dia de abertura. Quem sabe? Vou tentar!

O Egiodola da Pizzato é um vinho bem gastronômico, que eu não sei se é pela associação que eu faço com o prato servido lá no sul ou se é pelas características do vinho, mas me parece um ótimo parceiro para aquele menu italiano que é servido nas cantinas lá do RS. Deve ir muito bem com aquele galeto assado. Se testarem e não der certo, me avisem.

Seus aromas remetem a frutas negras, com uma madeira bem marcada. Seu final, como já citei, é bem adstringente e tânico.

Em tempo: a Egiodola é uma uva formada do cruzamento das uvas Fer Servadou e Abouriu, variedades francesas que se juntaram para formar essa bela uva.

Infelizmente a Pizzato não tem muitos pontos de distribuição e não é fácil encontrar seus vinhos em São Paulo. Quando encontro, compro. Vale a pena. Esse custa em torno de 35 reais.

Mas o melhor mesmo é visitar a vinícola. Acabei de ver no site que eles estão promovendo alguns eventos turísticos bem interessantes. Que tal um piquenique por lá?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>