Pizzato Alicante Bouschet Reserva 2004

pizzato_alicante_bouschetMais um belo vinho da Pizzato, uma ótima vinícola nacional. Não conheço outro produtor aqui no Brasil que trabalhe essa casta, que é um cruzamento entre a Petit Bouschet e a Grenache e é originária da França.

A Alicante Bouschet é bastante utilizada em Portugal. Por aqui, como falei, não é fácil de achar. E a Pizzato fez um belo trabalho com esse Reserva, que foi produzido em 2004, mas só liberado para o mercado em 2008. Ótima decisão, pois o vinho ainda tem pouco amadurecimento e bom potencial de guarda. Acho que mais uns 2 anos e ele vai mostrar um belíssimo bouquet.

Mas voltando ao vinho, ele tem uma coloração rubi intensa, intransponível. É um bastante denso e bonito. Ao ser agitado na taça, pinta-a, deixando seu rastro de força e potência por onde passa.

No nariz, aromas de frutas negras com destaque para jabuticaba, além de um forte terciário de chocolate e couro. Enquanto escrevo estou deixando o vinho na taça, que está evoluindo aos poucos. Acho que merece um tempinho de aeração.

Na boca, boa potência, mas muito macio, além de ressaltar os aromas, principalmente os terciários. Final médio a longo, mas bem redondo também.

É um vinho que deve acompanhar bem comidas fortes. Eu fiquei com vontade de comer um chilli com carne com ele. Infelizmente não tinha aqui pra provar, mas com certeza vou beber outra garrafa deste, então o menu já está definido. Se tiverem alguma sugestão, por favor mandem.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>