Piera Martelozzo Pinot Grigio 2007

terra_magre

Estou sempre em busca de bons vinhos brancos. Não que não esteja em busca dos outros, mas tenho que confessar que tenho um prazer maior de garimpar os brancos. Acho que me dá uma certa “emoção” levar aquele branco que você nunca ouviu falar e topa experimentar, meio que no risco. Sabem do que eu estou falando?

Foi assim com esse Pinot Grigio da Itália, que é da região de Friuli Grave e fica bem lá em cima da bota.

E pra quem não conhece essa uva, a Pinot Grigio, também chamada de Pinot Gris é uma uva bastante aromática e bastante comum nessa região da Itália. Seus vinhos devem ser consumidos jovens (com 2 a 4 anos de guarda, no máximo), para que se obtenha o melhor deles.

É um vinho que tem uma coloração amarelo palha clara e demonstra certo corpo e cremosidade no aspecto visual. Muito interessante.

No nariz, ótimos aromas que começaram com um leve mineral, passando por frutas brancas como melão e um pouquinho de lichia e no final um leve aroma de amêndoa que completou o serviço.

Em boca, bom corpo, acidez bem controlada, adstringência leve e um final prolongado e macio, além de uma boa cremosidade.

Acredito que acompanhe bem uma lasanha 4 queijos e até mesmo um bacalhau sem muito tempero. Provei com um parmesão não muito curado e o sal do queijo foi bem neutralizado pelo vinho, tornando-o ainda mais saboroso. Vale provar.

Esse é importando pela Vinea e custa em torno de 60 reais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>