Perfum de Vi Blanc 2006

perfum_de_vi_blancAlgo que sempre me encantou nos vinhos brancos são os aromas que eles exalam. Tenho degustado vinhos muito interessantes, que são verdadeiros perfumes. Você abre a garrafa e vem aquele aroma de flores do campo, nos fazendo viajar em pensamento para aquele lugar distante, bonito e calmo. Quando sinto o aroma de um vinho branco perfumado, fico assim, criando um “clima”, pelo menos na minha cabeça. Acho que é isso que me encanta tanto nesses vinhos.

Só pra constar: é claro que os vinhos tintos tem muitos aromas, mas de outros tipos. Esses mais leves, que falo hoje, são uma propriedade dos vinhos brancos.

E lembrando dessa sensação é que comento sobre esse vinho, que foi uma cortesia do meu amigo Sommelier José Hilton, lá do Tokay (em Campinas). O Zé tornou-se não só um grande amigo, mas também um consultor pra mim. Eu estava buscando um vinho branco “diferente” e ele me veio com esse. Mais uma vez acertou em cheio!

Esse é um vinho espanhol, da região de Penedès, que tem em sua composição 60% da uva Macabeo e 40% da uva Moscatel (que deve ser a que dá esse perfume). O mais interessante é que esse é feito na D.O (Denominação de Origem) Cava, que é tradicional pelos seus vinhos espumantes. Eu nunca tinha bebido um vinho dessa região que fosse tranqüilo. Conheci e aprovei!

O vinho tem uma coloração amarelo palha bem brilhante e clarinho, com alguns reflexos verdiais. No nariz, todas aquelas sensações descritas acima e ainda acrescentando aromas de frutas frescas como pêssego e lichia. Há também um toque mineral, denotando uma boa acidez.

Em boca a acidez confirmou-se, mas com um bom equilíbrio. Bom final, bem leve.

É um vinho que deve combinar muito bem com queijo de cabra, por exemplo. Uma ótima opção para fugirmos da tradicional combinação desse queijo com o Sauvignon Blanc.

Importado pela Decanter, custa em torno de 70 reais. Um ótimo preço para esse vinho, sem dúvida. Se ainda não provou, eu recomendo, ainda mais com esse calor que tem feito nesse verão.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>