Pedra Cancela Branco – um belo vinho do Dão

Aqui no Brasil nós bebemos muitos vinhos portugueses. Talvez por descendência, talvez por qualidade, ou talvez por gosto mesmo. O que importa é que temos vários rótulos por aqui. Estive no ano passado em uma feira muito interessante, só com vinhos da região do Dão. É uma região muito legal, mas que eu acho que é pouco explorada por aqui. É claro que o Douro domina e o Alentejo vem aí sempre abocanhando bons pedaços do mercado (e com razão), mas o Dão é uma região que merece nosso olhar. Vale a pena pesquisar um pouco e provar alguns vinhos deles.

E o Pedra Cancela Branco é um deles. Produzido com as uvas Malvasia Fina e Encruzado, sendo que essa última é típica da região, é um vinho que eu gostei de provar nessa feira. Como ele é fermentado e depois faz um leve estágio em barricas de carvalho, ele tem o frescor da fruta, que vem com toques cítricos no nariz, mas também tem uma certa complexidade na boca, até com toques levemente adocicados.

Essa combinação de frescor com um toque mais encorpado ficou muito boa e me parece uma ótima opção para o “meio termo” entre os vinhos brancos mais leves e aqueles muito pesadões. E por conta disso, a sua versatilidade para comidas também deve ser grande.

Infelizmente não fiz nenhuma harmonização no dia, mas gostaria. Se alguém aí provar, depois me conta se deu certo. O Pedra Cancela é importado no Brasil pela BrasVini/LusoVini. Veja também o site da vinícola aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>