Panarroz 2006 – Jumilla

panarrozUm verdadeiro “best buy”. É assim que eu consigo classificar esse espanhol, da “desconhecida” região de Jumilla. Não é à toa que o Robert Parker deu 90 pontos pra ele.

Descobri esse vinho por acaso, em uma das Grand Soldes da Grand Cru, importadora de São Paulo. Ele estava lá, quietinho, sem fazer muito alarde. Ainda mais porque ele custava “só” R$ 40,00. Sim, meus amigos, ele é uma ótima compra. Posso falar com tranqüilidade que já bebi vinhos que custavam mais do que o dobro e não tinham metade da qualidade que esse vinho tem.

O Panarroz 2006 é um corte das uvas Monastrel, Garnacha (ou grenache) e Syrah.

Quando abri, já levei uma “porrada” com os aromas de frutas vermelhas frescas vindo ao meu nariz. Ao servir, notamos uma coloração rubi clara, intensa e muito bonita e com um pequeno halo de evolução.

No nariz, muitos aromas: frutas vermelhas como cereja, mirtilo (ou blueberry, para os mais chiques), ameixa fresca e até algum morango (esse já mais passado, como em geléia). Aromas terciários também apareceram, com um leve toque de madeira, mas muito leve mesmo. Ah, algumas especiarias também estavam lá presentes, fazendo a sua parte.

Na boca, completou-se o ciclo. Um vinho macio e aveludado, com final longo, mostrou a que veio.

Esse é mais um daqueles que a gente acha por acaso e compra sem muita pretensão. Quando abre, percebe a besteira que fez de não comprar uma caixa. Foi isso que aconteceu comigo. Mas eu vou reparar o meu erro. Vou nesse final de semana mesmo lá na Grand Cru ver se tem mais. Esse é pra ter sempre em casa, pra oferecer para pessoas especiais. Pode apostar.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

4 Comentários

  1. 1

    Putz… Esse eu mantenho algumas garrafas, porque é realmente um vinho daqueles que falamos de boca cheia… um vinho gostoso!
    Só me envergonho de falar o preço quando me perguntam.

  2. 2

    Stivy

    Eu acho que você não deve se envergonhar não. Aliás, deve ser motivo de orgulho. Já pensou se encontrássemos mais vinhos com valores acessíveis? Eu beberia muito mais!

    Um abraço

    Daniel

  3. 3

    Estou a frente de uma taça de Panarroz 2006 e para contribuir com a análise e comentário, percebi notas de mel e caramelo no aroma. Com certeza é um vinho muito interessante. Aqui no Rio Grande do Sul, paguei 49 reais a garrafa. Belo representante espanhol.

  4. 4

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>