Palo Alto Reserva Sauvignon Blanc 2008

Hoje é dia dos enoblogueiros falarem de Sauvignon Blanc do Chile. Isso porque todo dia 01 do mês os participantes da Confraria Brasileira de Enoblogs postam seus comentários sobre os vinhos previamente acordados. E dessa vez foi o meu amigo Jeriel (Blog do Jeriel) que escolheu. E como bom apreciador dos vinhos chilenos que ele é, não poderia deixar de prestigiar essa terra que nos oferece tão bons frutos.

Decidi então por esse Reserva da vinícola Palo Alto, que é uma sociedade com a gigante ConchaYToro. Gosto bastante do tinto deles (relembre aqui) e achei que seria uma boa provar também o branco. Além desses dois, eles fazem também um rose que eu já ouvi falar bem. Esse vem do Valle do Maule.

Mas vamos ao vinho: possui uma coloração amarelo palha escura, mostrando que é jovem, mas que já amadureceu um pouco.

palo_alto_SBNo nariz apresentou aromas minerais fortes, frutas frescas com destaque para o abacaxi e um toque cítrico. Em boca, bastante acidez e adstringência, mas bem equilibrado.

É um vinho potente e que demonstra que resiste ainda ao tempo. Acredito que possa durar ainda mais um ou dois anos (o que seria muito bom para um vinho branco, Sauvignon Blanc, que não passa por madeira). Acompanha perfeitamente saladas frescas e frutos do mar. Eu arriscaria com ostras, pois a mineralidade dele me pareceu boa para essa harmonização. Se alguém tentar, me avise.

Custa em torno de 35 reais e é facilmente encontrado no varejo especializado. Recomendo tanto ele quanto o tinto.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>