Ostatu Tinto Jovem 2008

ostatu_tinto_2008Mais um belo vinho que é importado pela novíssima CultVinho. Originário da Rioja Alavesa, na Espanha, esse é feito 100% com uvas Tempranillo, a uva ícone da Espanha.

Antes de comentar sobre as suas características, vamos falar sobre uma peculiaridade: esse vinho é feito com maceração carbônica. E pra entendermos de uma forma simples o que é isso, basta contar que não é feito nenhum tipo de prensa para se obter o suco. As uvas são colocadas em um recipiente fechado, sem oxigênio e o próprio peso delas vai amassando as que estão embaixo. As amassadas começam a produzir gás carbônico e que em contato com o suco que vai se formando, vai produzindo o vinho.

É interessante frisar isso desse vinho, pois não é comum se utilizar dessa técnica. Costumamos ver esse tipo de fermentação com os famosos Beajoulais.

Então vamos ao vinho: sua coloração não é muito forte, com um tom cereja bem límpido.

No nariz, aromas de frutas frescas muito agradáveis, com destaque para a cereja (novamente) e morango. O vinho é bem potente, então um pouco de álcool apareceu aqui.

Em boca, ao contrário do que eu imaginava, um final suave e sedoso. Muito agradável.

Mas o melhor mesmo é o seu preço, que na minha opinião está bem justo para esse vinho: R$ 54,00 no site da Cultvinho.

É isso aí, mais um belo espanhol degustado. Vamos para o próximo.

Abraços

Daniel

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Sou um iniciante no mundo dos Vinhos, recentemente degustei o Ostatu Tinto Jovem 2008 e confesso que fiquei muito surpreso com os aromas e sabores, em relação ao teor alcoólico, para mim foi surpreendente, é muito discreto.

    Até o próximo Rioja Alavesa.

  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>