Os Vinhos Verdes

A região dos Vinhos Verdes fica no Minho, extremo norte de Portugal. É de lá que vêm os vinhos verdes que bebemos por aqui. Aliás, importante lembrar que a região tem esse nome não por fazer vinhos com uvas que não amadureceram. Seu nome vem por conta da paisagem, que tem muita folhagem e campos povoados por árvores frondosas, deixando tudo dessa cor.

Mas, por uma feliz coincidência, a maioria dos vinhos produzidos por lá é branco, e como devem ser consumidos jovens, tem uma coloração ainda bem clara, com aspectos verdeais. Fica então mais poético.

O Vinho Verde pode vir com algumas bolhinhas, deixando o vinho um pouco frisante e com uma acidez bem aparente, fazendo aquela sensação de “picar a língua”, que a gente de vez em quando comenta. Não é defeito e inclusive é bem legal.

Vinho Verde vai bem com vários tipos de comida. Muitos associam esse tipo de vinho a entradas, saladas e canapés. Vai muito bem com essas comidas (aliás, a acidez do vinho verde ajuda muito nas saladas mais temperadas, mas cuidado com a quantidade de vinagre ou de limão principalmente), mas vai muito bem também com vários outros pratos. Pela sua acidez, esse tipo de vinho agüenta bem uma gordura. Pode testar que não vai se arrepender.

Até o bacalhau entra na onda. Prove uma salada de bacalhau ou até mesmo um bacalhau feito em postas regado com azeite ao forno pra ver se não fica bom.

Mas a região produz também vinhos tintos, rosés e espumantes. É claro que esses são em menor escala, mas não é difícil de encontrar um vinho verde tinto por aqui. A casta mais utilizada para o vinho verde tinto é a vinhão, que dá um caldo com uma coloração muito intensa, que pinta a taça de uma forma impressionante. Aliás, esse é um fator de qualidade para muitos dos mercadores da região.

Como podem ver, os Vinhos Verdes podem ser muito interessantes, basta abrir a cabeça. Vale a pena provar, principalmente um belo vinho branco num dia quente. Acho que não vai se arrepender.

Para saber mais sobre a região – http://www.vinhoverde.pt/

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

4 Comentários

  1. 1

    Os vinhos verdes em Portugal são muito consumidos no verão e sempre acompanhados de peixe feito na brasa (ou como eles chamam por lá na grelha de preferência escaldados, ou seja, abertos)…
    Vai muito bem com mariscos também: camarão cozido servido frio com sal ou ameijoas a bulhão de pato 🙂
    Pra quem for a Portugal, recomendo inclusive o restaurante Pinóquio em Lisboa, um lugar bem tradicional localizado na Praça dos Restauradores… servem o melhor camarão e ameijoas que já comi…preço médio mas que vale a pena a cada segundo… peçam para acompanhar o vinho verde Muralhas (meu preferido) ou Alvarinho….

  2. 2
  3. 3

    Daniel, parabens pela materia do Vinho Verde, a Vilavinhos importa o vinho Moura Basto Verde DOC 2009 que é um sucesso !!!

  4. 4

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>