Oremus Tokaji Aszú 6 Puttonyos 2000

Em uma noite memorável em Ribeirão Preto, depois de provar grandes vinhos como o Bahans Haut Brion 2004, Reserva Especial Casa Ferreirinha 1990 e um Oremus 5 Puttonyos, ainda tive o privilégio de poder provar esse Oremus 6 Puttonyos. Foi realmente uma daquelas noites que parece que se abre um portal e só acontecerá quando passar um cometa novamente pela terra, daqui a não sei quanto tempo.

Enfim, o legal de provar um Tokay 6 puttonyos depois de um 5 puttonyos é você poder comparar.

Prova tirada e realmente há bastante diferença. Mesmo esse vinho sendo ainda uma criança (Tokays podem envelhecer por décadas. Sugere-se beber depois de 20 ou 30 anos), ele estava um primor. Em taça era praticamente ouro líquido, denso, viscoso e muito brilhante. No nariz, todos os aromas que tinha direito, como doce de laranja, mel, maracujá em calda, flores, caramelo, e muitos, mas muitos outros aromas, que iam se abrindo aos poucos. Seu final é praticamente infinito.

O Tokay 6 puttonyos realmente tem menos acidez e me pareceu mais pronto para o consumo, além de ter mais corpo. Um vinho muito complexo e que merece ser apreciado com calma e tranqüilidade. Se deixá-lo na taça por algum tempo, ele vai se revelar melhor a cada momento.

Ótima experiência e teste. Espero poder repetir a dose em breve.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>