Ontañon Crianza 2005

ontanon_crianza_2005Resolvi estrear a minha nova churrasqueira e precisava encontrar um vinho que harmonizasse com a carne que eu ia preparar. Nada de diferente dos churrascos tradicionais. Uma boa carne, temperada basicamente com sal grosso. Mas como já pude notar algumas vezes, se eu escolhesse um vinho muito leve, ele sumiria facilmente, sobressaindo somente a carne salgada.

Foi então que me lembrei desse espanhol crianza, feito em Rioja, que comprei na D´Olivino, sob recomendação do Sommelier de lá. Estava em busca de um bom espanhol, que custasse menos de 100 reais. E esse atendeu os requisitos, sendo comprado por aproximadamente 70 reais.

Produzido com as uvas tempranillo (90%) e garnacha (10%) – ou grenache, como preferirem – mostrou uma coloração vermelho intenso, com um bom halo de evolução.

No nariz, aromas bem marcantes de frutas vermelhas e negras, com destaque para morangos, amora e ameixa fresca. Notei também notas de aromas terciários como couro e pêlo de animal, mas que estavam bem leves diante dos primeiros sentidos. Um pouco de álcool a mais também apareceu, mas logo foi embora, depois de algum tempo da garrafa aberta.

Em boca, bastante adstringência e um bom corpo. Não tinha praticamente nenhum amargor e seu final é relativamente longo.

Foi muito bem com a carne, tornando o conjunto equilibrado. Acredito que também possa ser bem acompanhado de um molho bolonhesa, principalmente por conta de sua untuosidade. É ver pra crer.

Em breve, falarei sobre os vinhos californianos que provei recentemente, em um almoço harmonizado.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

3 Comentários

  1. 1

    Ola Daniel!Bom Dia!
    Gostaria desaber se vc ja provou os vinhos californianos da vinicola
    RENAISCENCE WINERY.uma vez estive na fazenda onde fabrica estes vinhos e o carbenet sauvignon 2001 foi o melhor carbenet que ja provei ate hoje.tentei comprar deles mas eles nao fazem shipping para o Brasil. e uma vinicola de pequena produçao que fica na regiao proxima a Sacramento de nome Yuba city,foot hills.vale a pena ir ate la um dia Abraços Marcos.

  2. 2

    Boa noite

    Sou descendente de espanhol e recebi um email sobre a vinicula, e achei, muito interessante, sobre o nome da proprietaria que é Raquel Perez, e meu nome é Ivanir Perez, e meus avos vieram da Espanha, gostaria muito de saber se tenho parentesco com vcs

    Abraços

    Ivanir

  3. 3

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>