O Uruguai muito além da Tannat – primeiras impressões

Estou no Uruguai agora. Vim para conhecer algumas bodegas e para participar do evento Punta Food&Wine. Cheguei na quinta-feira e ficarei até terça e hoje, depois de dois dias de evento, é o “grande final” com um evento que se chama Siete Fuegos.

O famoso chef Francis Mallman vai cozinhar para um monte de gente, em plena praça pública. Dizem que é uma festa imperdível e claro que contarei depois aqui.

Preciso contar muita coisa e compilar tudo não vai ser fácil, porque eu tenho conhecido vinhos, comidas e pessoas incríveis por aqui e o que mais me impressionou foi a diferença entre a minha expectativa e a realidade. Confesso que não esperava muito. Achei que conheceria alguns tannat’s, teria boa comida, e só. Eu estava redondamente enganado.

Acho que o Uruguai tem muita coisa pra se orgulhar, e uma delas é a cortesia e simpatia do seu povo. São pessoas amáveis, alegres e me parece que sempre de bem com a vida.

E claro que não poderia deixar de falar dos vinhos. Aqui tem muito Tannat. Tem Tannat mais forte, mais fraco, com mais madeira, com menos madeira, ou seja, tem para todos os gostos. Mas tem outras uvas também. Provei um excelente Merlot da Alto de la Ballena, provei um impressionante Sangiovese da Carrau, vinhos muito elegantes da Pisano, um espumante delicioso da Pizzorno, e por aí vai.

Contarei sobre cada um deles com calma, em breve, mas se você quiser acompanhar ao vivo, estou postando tudo no Instagram (é só procurar por @vinhosdecorte), no Facebook, no Twitter e no Tumblr. A compilação final vem pra cá depois.

Agora preciso ir. Francis Mallman e seus fogos me esperam. É, o Uruguai tem realmente muita coisa pra se conhecer.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>