O Sul da França e suas maravilhas

Pra mim, a França é um país mágico. Eu poderia ficar falando sobre os seus vinhos por quilômetros de palavras, mas acho que na França tem muito mais do que bons vinhos. E uma das belezas é a diversidade dentro do mesmo país. Do norte ao sul, diferentes culturas dentro de uma mesma matriz, que se respeitam e conversam entre si. Cada um com sua cultura, seu jeito de ser, suas comidas, seus hábitos.

E um dos lugares mais interessantes me parece ser o Sul da França, que é uma das mais antigas (se não a mais antiga de todas) em produção de vinho do país.

E falar em Sul da França é falar do Languedoc-Rousillon.Para nos situarmos, o Languedoc fica nas beiras ensolaradas do Mediterrâneo. São mais de 200 quilômetros de costa, da Camargue até a fronteira espanhola.

E por lá não tem só bons vinhos não. Não é nada difícil você sair nas ruas em um dia ensolarado e cruzar com famílias, em praças públicas, fazendo um piquenique, com aqueles deliciosos produtos locais e bebendo um belo vinho. Da culinária local a gente pode destacar os embutidos catalães, pêssegos, nectarinas e damascos de Roussillon, alcachofras, anchovas de Collioure e, naturalmente, as rousquilles!

As rousquilles são rosquinhas cobertas com uma camada de açúcar e o impressionante é a leveza desse doce. Se você pensou em algo melado e extremamente doce, pode inverter tudo. É doce sim, mas numa medida que não enjoa e que até pede uma nova mordida. Poderia falar também sobre seus patês, tapenades e outros produtos, que também são deliciosos e leves.

Ah, é importante lembrar também do tradicional Cassoulet. Por lá esse prato é que nem “arroz com feijão” pra gente. Já pensou?

E pra falar nos vinhos, eu provei alguns que o pessoal do Festival Sud de France me enviou e confesso que fiquei encantado. Veja os vinhos que eu provei e dessa vez você pode escolher entre ler e assistir ao video! 🙂

Domaine Rimbert Le Mas au Schiste 2008
Produzido em Saint-Chinian, o produtor é conhecido por trabalhar muito bem com a Carignan. Esse tem Carignan (35%), Syrah (30%), Grenache (30%) e Mourvèdre (5 %) e com um toque vegetal de início, mostra que é um vinho potente e ainda um pouco “selvagem”, precisando ser domado. Nada que um tempo de decantação e uma boa comida com um toque de gordura não resolva. Conheça o site do produtor. É importado pela De La Croix.
Domaine des Salices Pinot Noir 2008
Com cor e aroma típico de um bom Pinot Noir francês, tem cor clara e toques de morangos e cerejas. Recomendo que se abra e espere uma meia hora, pois logo de cara aparece um toque herbáceo que esconde um pouco a fruta do vinho, mas depois ele torna-se muito elegante. Esse é produzido por Francois Lurton e importado pela Zahil.

 

Ego de Cazes 2007
Esse é um vinho biodinâmico do Domaine Cazes produzido com as uvas Syrah (40%), Grenache (20%) e Mourvédre (20%) e foi, dos 3 dessa lista, o mais elegante e complexo. Tem aromas de frutas vermelhas doces, contrastando com um toque terroso e leve toque mineral. Muito estruturado e com acidez na medida, é daqueles que a gente se encanta no nariz e depois quando bebe fica ainda mais impressionado. Acompanha muito bem comidas fortes sem nenhum problema. Esse é importado pela Mistral.

 

Provei esses vinhos e com isso pude conhecer um pouco do Sul da França. Para mim ficou essa impressão: povo alegre, clima gostoso, alegria, bons vinhos e boa comida. Esse é o Sul da França pra mim.

E pra você, como é? Para celebrar o final de ano, vamos fazer um Concurso Cultural aqui. Pra participar é fácil, você só precisa responder a frase Pra mim, o sul da França é…

A melhor frase ganha um dos vinhos. Você escolhe. É só soltar a sua criatividade.

O resultado sai no dia 16 de dezembro. Boa sorte!

Um abraço
Daniel Perches

You Might Also Like

26 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Para mim o sul da França é, mais que um sonho de consumo, um sonho de vida regado aos melhores vinhos.

  3. 3

    Pra mim, o sul da França é o desejo de conhecer em uma viagem romântica, com bons vinhos e boa comida.

  4. 4

    Pra mim, o sul da França é alegria, é vida tranquila, é boa gente acompanhada de boa bebida, é história, é o ramo da videira, é a uva com orvalho, é a pedra da cave, o olhar do mestre que contempla o carvalho, é magia.

  5. 5

    Para mim, o sul da França é um lugar muito bonito, fresco e com belos vinhedos e deve ter uma culinária maravilhosa. Na verdade nunca estive lá, mas com certeza a minha imaginação deve ser tão fértil quanto ao seu solo, por isso, espero um dia conhecer.

  6. 6

    Para mim, o sul da França é como você comer um “Petit Gâteau” harmonizando com um belo vinho de sobremesa, fazendo um piquenique numa tarde ensolarada e com uma boa companhia, é claro!

  7. 7

    Para mim, o sul da França é um lugar muito bonito, fresco e com belos vinhedos e deve ter uma culinária maravilhosa. Na verdade nunca estive lá, mas com certeza a minha imaginação deve ser tão fértil quanto ao seu solo, por isso, espero um dia conhecer

  8. 8

    Para mim, o sul da França é como comer um Petit Gâteau, harmonizando um belo vinho de sobremesa, num piquenique bem acompanhada, é claro!

  9. 9

    Para mim, o sul da França é um lugar muito bonito, fresco e com belos vinhedos e deve ter uma culinária maravilhosa. Na verdade nunca estive lá, mas com certeza a minha imaginação deve ser tão fértil quanto ao seu solo, por isso, espero um dia conhecer

  10. 10

    Pra mim, o sul da França é se encantar com um lugar incrível de onde surgem diversos sabores, cores e aromas, com um cenário rodeado de história, ótima culinária e exuberantes vinhos.

  11. 11

    Para mim o sul da França é..o sonho realizado,o desejo consumado e a paixão pelos vinhos aflorando a cada vinhedo e uma total imersão nos seus costumes e sabores !!

  12. 12

    Pra mim, o sul da França é, para além dos seus bons vinhos, parte do caminhar da vinicultura no Ocidente, sendo imprescindível o conhecimento de sua história pelos amantes do vinho.

  13. 13

    Para mim, o Sul da França é a brisa dos campos de lavanda da Provence soprando no rosto, o céu de majestade límpido e azul, o sabor de um bom vinho deslumbrando os sentidos na verdadeira joie de vivre.

  14. 14

    Pra mim, o sul da França é um ceu azul num dia ensolarado, tomando um bom vinho, com uma boa companhia admirando a paisagem.

  15. 15
  16. 16
  17. 17
  18. 18

    O sul da França deve ser tão biodinâmico quanto o seu vinho Ego de Cazes 2007, que a gente se encanta com os olhos e depois fica ainda mais impressionado com seus belos vinhedos.

  19. 19

    Pra mim, o sul da França é o sabor do velho mundo com a alegria do novo, transformando nossa mente em um terroir de sonhos e inesquecíveis vinhas, rodeadas de romantismo, encanto e beleza.
    Santé!

  20. 20
  21. 21

    Pra mim, o sul da França é… estar no paraíso celeste observando, da janela, o azul ancantador do Mar Mediterrâneo.

  22. 22
  23. 23
  24. 24

    Para mim o Sul da Franca e um sonho de onde nao quero acordar , ao lado da minha esposa em um bistro centenário , luz de velas , um belo vinho frances. Viajar no sabor das uvas da culinaria , do ar bucolico, ah !! , Sul da Franca.

  25. 25

    O sul da frança la Provence, é sem dúvida a parte mais charmosa da França, seus costumes, sua paisagem, seus castelos medievais, Avion, Beaux,Arlei, San Remi com sua feirinha na praça, seus cafes, é tudo que tem de bom, apesar de não ser a região dos melhores vinhos franceses, lá produzem os melhores Rosés, Chateauneuf du Pape; os melhores azeites, as melhores iguarias francesas, queijos, embutidos etc. Pelos seus comentários, que me foram muito instrutivos, fico com o terceiro vinho degustado.
    acabei de chegar do sul da Fança, dia 22/11/11.
    Gilson Pena Costa;

  26. 26

    Para mim o sul da França é o motivo pelo qual eu trabalho 6 dias por semana, 18 horas por dia, sem direito a happy hour, finais de semana na praia ou compras no shopping. Eu faço tudo isso, porque vale a pena juntar e economizar todo o dinheiro que eu puder para nas minhas férias eu me deliciar por um mês,seduzindo meu olfato nos campos de lavandas, paralisando minha visão com o azul impressionante do Mediterrâneo, fazendo feliz minha audição com La Vie en Rose tocada em um Acordeon e fartando meu paladar com as mais variadas delícias.Para mim o sul da França é único em todos os sentidos!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>