O Miolo Sesmarias existe. E é bom!

Para os mais desavisados, Sesmarias é o nome do vinho top da Vinícola Miolo, que fez sob a supervisão do famoso enólogo Michel Rolland. Rolland é conhecido como “flying winemaker”, pois dá consultoria para vinícolas no mundo inteiro. E quando a parceria dele foi anunciada para a produção desse vinho na Miolo, a notícia veio junto com muito marketing, prometendo ser o vinho top do Brasil. E sempre que alguém me perguntava algo a respeito desse vinho, eu devolvia a pergunta: “mas esse vinho existe? Eu nunca nem vi nem uma garrafa, nem mesmo fechada. Aliás, o rótulo eu só tinha visto no site e em alguns releases que recebi.

Mas finalmente tive a oportunidade de prová-lo. E o vinho é realmente muito bom e faz juz a todo o marketing feito em volta dele.

Produzido com 6 castas (e daí que vem seu nome), vindas de plantas com baixíssima produção (menos de 1kg por planta), o Sesmarias é composto de Cabernet Sauvignon , Merlot, Petit Verdot, Tannat, Tempranillo e Touriga Nacional.

Na taça mostrou-se um vinho ainda muito jovem, com um brilho muito intenso. Seus aromas ainda estão fechados, mas aos poucos foram se abrindo, mostrando frutas vermelhas e negras em plena harmonia com a madeira. Em boca é muito macio, mesmo quando mostra seus taninos ainda jovens. Muito volumoso e aveludado e com um final primoroso. Ou seja, um vinho que pra mim, não teve nenhuma aresta.

Segundo o pessoal da Miolo, quem comprou, garantiu o seu. Restam apenas algumas poucas garrafas , que só estão à venda na própria Miolo e custam em torno de 270 reais. É, meus amigos, não é um valor baixo. Quem comprou e já provou, diz estar satisfeito.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

9 Comentários

  1. 1

    Realmente um belíssimo vinho!
    Só me permita fazer uma pequena correção, o nome Sesmarias não veio da utilização de 6 castas diferentes para sua produção.
    O motivo é que as terras onde as uvas estão plantadas eram chamada de Sesmarias e divididas por duas senhoras Sesmeiras (Sesmaria de Campo 13.068 ha).
    lógico que a utilização de 6 castas colabora para a idéia.

    Abcs

  2. 2
  3. 3

    Acabei de voltar de lua de mel do Rs e um amigo meu me deu uma garrafa do Sesmaria, mas como estou começando a conhecer esse mundo fantastico do vinho, ele me disse para so abri-lo quando eu sentir q estou preparado para o vinho hahahaha. eu conprei uma adega peq( 8 garrafas) como eu devo conserva esse vinho, estou mantendo o vinho a 16C, estou certo??
    desde ja agradeço

  4. 4

    “O Sesmarias resulta de um corte de seis variedades de uvas tintas de vinhedos com produtividade muito baixa, cultivadas nos vinhedos do Seival Estate, localizado na região da Campanha.”
    site da miolo

  5. 5

    Mauro, você está certo em relação à adega sim. 16 graus é uma boa temperatura. Se quiser baixar mais, pode fazer. Eu mantenho a minha em 13 graus, pois quando tiro o vinho, ele ainda tem um tempo até chegar nos 18 graus que é a temperatura ideal para o consumo, mas fica a seu critério.
    Quanto a estar pronto, eu acho que a gente está sempre pronto. Se você não encontrar TODOS os aromas possíveis, não é problema. O que vale, na minha opinião, é que você aprecie o vinho.
    Abraços
    Daniel

  6. 6

    Daniel,
    ficou uma pergunta no ar. Com este dinheiro dá para comprar muito vinho bo, seja em quantidade ou qualidade. Vale o preço?
    Abs

  7. 7

    Guilherme
    Para mim o vinho é bom e vale o quanto cobram por ele. Aí se é melhor comprar outros importados ou de menor qualidade e mais quantidade, é por conta de cada gosto. Eu compraria uma garrafa, mas só para conhecer. Não é um vinho que eu pagaria novamente, porque se for pra gastar esse dinheiro com vinho repetido de qualidade, aí sim escolho outros.
    Expliquei ou compliquei? 🙂

    Abraços
    Daniel

  8. 8

    Amigos, quanto ao preço, está cada vez mais alto. Paguei, em 2009, R$ 180,00 em cada uma das minhas 6 garrafas, e paguei em 6 vezes. Meu arrependimento, comprei apenas uma caixa, só restam duas garrafas. Se compensa comprar 20 garrafas de outro mais barato, sem sombra de dúvida. Já ouviram falar do Porsche Panamera? R$ 700 mil no Brasil… Pois bem, dizem que é um carro explêndido, mas com essa grana eu compraria 10 Corolas, ou 4 Camaros. Para o vinho vale o mesmo, os outros são bons, chegam a ser ótimos, mas não explêndidos! Quanto a comprar de novo… Aguardando minha caixa da Safra 2011… Pena que só vai dar pra pegar uma de novo. Abraço!

  9. 9

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>