O mercado brasileiro de vinhos está crescendo

Tenho recebido várias informações sobre vinhos brasileiros que animam qualquer mercado. Ao que me parece, o setor está bem aquecido e todo mundo está crescendo.

Antes de mais nada, é importante entender que o mercado de vinho fino ainda é muito pequeno no Brasil. O brasileiro consome cerca de 2 litros de vinho por ano. É muito pouco, se comparado com a França, que consome quase 30 vezes mais. Sim, há distorções, se considerar que pelo tamanho do Brasil e a pobreza que há aqui e o alto valor do vinho, até que é um número considerável.

Mas de qualquer forma, o que importa é que estamos crescendo. E acabei de receber a notícia de que a vinícola Domno projeta um crescimento de 30% para 2011. Segundo Nelsir Kuffel, gerente comercial da vinícola que pertence ao grupo da família Valduga, a Domno cresceu 25% no primeiro semestre do ano.

Cito a Domno para ilustrar, mas há vários outros que estão crescendo também. E não só crescendo em números, mas em qualidade. Não sei se eu que estou muito animado com isso, mas acho que o vinho brasileiro está no caminho certo.

E se você aind tem dúvidas sobre a qualidade (ou tem preconceito), não tem problema. Compre um (bom) vinho brasileiro e coloque ele numa prova às cegas com outros que você gosta e veja o resultado. Independente de conhecer mais ou menos sobre vinhos, o que vai importar no final é se você gostou ou não do vinho. Se fizer, me conte. Eu faço sempre e me surpreendo a cada dia.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “O mercado brasileiro de vinhos está crescendo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *