Novecento 28

Provei recentemente um vinho que ainda não tem importador no Brasil e que me agradou bastante. O Novecento 28 é produzido pela Enio Ottaviani lá na Emilia-Romagna, um lugar que é conhecido com o o berço da culinária da Itália. É de lá que vem, por exemplo, o verdadeiro parmegiano reggiano, aquele parmesão fantástico.

Mas como o papo aqui é sobre vinhos, vamos falar sobre esse Novecento 28, que tem em sua composição 85% de Sangiovese e 15% de Cabernet Sauvignon. O nome (novecentos e vinte e oito, em italiano) é uma alusão ao ano de nascimento do patriarca da família e responsável pela vinícola até hoje. Aliás, rótuo muito bonito e elegante.

Com uma coloração bem forte, o vinho mostrou bastante caráter. No nariz senti aromas apimentados (de especiarias) contrastando de forma bem agradável com um toque adocicado das frutas vermelhas.

Na boca tinha uma boa acidez e um final que não é longo, mas que agrada bastante. Não tive a oportunidade de provar harmonizando com comida, mas tenho certeza que vai muito bem com pratos à base de molho de tomates. Eu também tentaria harmonizar com o famoso parmesão.

É um vinho fácil de beber e que deve agradar o paladar dos brasileiros. Espero que eles consigam um importador (e que o vinho não venha muito caro pra cá). Se esse vinho custar em torno de 100 reais, me parece uma boa compra pela sua qualidade.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>