Novas Gran Reserva 2011 Pinot Noir

Em uma visita à sede da WorldWine / La Pastina, dei aquela parada obrigatória na lojinha que eles têm lá dentro. É uma perdição, porque é fato: quanto mais tempo você fica, mais gasta.

E eu gastei, mas não me arrependi. Dentre outras coisas, comprei esse vinho, o Novas Gran Reserva 2011 Pinot Noir, da Viña Emiliana.

Para quem ainda não conhece, essa é uma vinícola chilena referência em agricultura orgânica e biodinâmica, além de ser um lugar fantástico para se visitar e fazer um picnic, por exemplo.

Comprei esse por um valor irrisório (nem conto senão vocês vão ficar com raiva) e totalmente no risco. Um Pinot Noir com 8 anos, mesmo sendo um “Gran Reserva” poderia estar com sérios problemas de idade. Para a minha total sorte, estava maravilhoso, no ponto certíssimo de abrir.

Combinando frutas maduras como cereja e mirtilo, com um fundo de madeira bem leve, tinha uma ótima acidez, deixando o vinho interessante para beber e macio. Arrisquei ainda mais fortemente colocando uma linguiça com pimenta biquinho para assar na churrasqueira numa possível tentativa de harmonização louca. Por fim, foi bem melhor do que eu esperava, embora eu acredite que um prato tipo Cassoulet seria algo mais amigável.

Então se você teve a sorte de comprar um vinho desse e guardou por algum tempo, pode preparar-se para beber um grande vinho.

E vamos para a próxima aventura. Quando eu for lá de novo (espero que seja breve), compro mais alguma coisa para beber.

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>