Nova IP da Campanha Gaúcha será lançada este ano em safra histórica

Após uma safra histórica, as vinícolas da Campanha Gaúcha estão trabalhando em equipe para lançar ainda em 2020 os primeiros vinhos sob a nova designação de Indicação de Procedência (IP), concedida em maio pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em nome da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. Segunda maior região produtora do país, a mais nova IP nacional abrange uma área de 44.365 km2 na fronteira com o Uruguai e a Argentina, sendo válida para vinhos finos dos tipos tintos, brancos, rosados e espumantes.

Mas você pode estar se perguntando: OK, e daí? O que eu tenho a ver com isso?

Então vamos entender: a Indicação de Procedência (IP) é uma das modalidades do sistema de Indicação Geográfica (IG), chancelado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), com base na Lei da Propriedade Industrial brasileira e outras normativas legais.

O selo atestará a origem e a qualidade dos vinhos produzidos na Campanha Gaúcha: funciona como uma garantia para os consumidores de que aquele vinho expressa a tipicidade dos vinhos da região, além de ser produzido dentro da área delimitada e de acordo com uma série de normas técnicas do cultivo das vinhas até a vinificação e engarrafamento.

Então fique atento, porque a partir de 2020, as vinícolas abaixo, que fazem parte da nova IP, vão ter um selo em suas garrafas e já poderemos beber os vinhos dentro desses novos padrões de qualidade.

Atualmente as vinícolas integrantes são: Batalha Vinhas & Vinhos, Bodega Sossego, Bueno Bellavista Estate (Bueno Wines), Cerros de Gaya, Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança, Vinhos Dom Pedrito, Dunamis, Estância Paraizo, Guatambu Estância do Vinho, Pueblo Pampeiro, Routhier & Darricarrère, Seival Estate (Grupo Miolo), Vinhos Salton, Vinícola Almadén (Grupo Miolo), Vinícola Campos de Cima, Cordilheira de Sant’ana, Vinícola Peruzzo e Vinícola Vinhetica.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>