Niepoort Porto 10 Years Old Tawny

Esse é mais um daqueles vinhos que eu gostaria de provar há algum tempo, mas não tinha tido oportunidade ainda. Por sorte encontrei o pessoal da Mistral (que importa o vinho no Brasil) expondo em um evento e pude conhecer o Niepoort 10 Years Old Tawny.

Já tinha ouvido falar bem dele. Os comentários sempre foram positivos, ressaltando a sua qualidade, equilíbrio e ao mesmo tempo potência.

Não dá pra esperar muito menos de uma casa como a Niepoort. Famosa pelos seus vinhos, ela tem uma gama grande de produtos para agradar todos os paladares (e bolsos, claro).

E esse Tawny 10 anos é realmente um excelente vinho do Porto. Composto pelas uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Francisca, Tinta Amarela, Sousão e Tinta Roriz, é produzido pelo método “tradicional” de pisa a pé. Isso mesmo: eles colocam as uvas em grandes tanques chamados lagares e entram para pisar as uvas, para começar a fermentação.

O vinho passa por um envelhecimento por 10 anos, quando são sempre adicionadas outras safras, até chegar no vinho que eles esperam. Ou seja, o vinho é um composto de 10 safras diferentes. E está aí a beleza do vinho, não é mesmo?

Com aromas de frutas passas como figos e toques de amêndoas e nozes, é bem delicado e o seu ataque de álcool não é muito forte. Em boca é ainda mais equilibrado e mostra-se com um ótimo corpo e um final impecável. Deve ir muito bem com as sobremesas à base de chocolate e sementes como nozes.

Fiquei fã da Niepoort. Sabia que não poderia perder a chance de conhecer.

Esse custa em torno de 170 reais na Mistral.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>