Nederburg The Winemaster´s Reserve Pinotage 2007


Em tempos de Copa do Mundo na África do Sul, temos um bom motivo para conhecer os vinhos daquele país. Para os mais desavisados, eles são muito melhores produtores de vinho do que de cornetas, apesar dessa última ser mais popular nesses últimos tempos (mais popular, mas não mais prazerosa, que fique bem claro).

A Pinotage é uma uva que se desenvolveu muito bem naquele país, devido às condições de solo e de clima, tornando-se inclusive a uva símbolo da África do Sul.

Esse vinho reserva da vinícola, que utiliza a vedação por screwcap (tampa de rosca) ao invés de rolha de cortiça ou mesmo sintética é um ótimo exemplar tanto da uva quanto do terroir do país. Em taça apresenta uma coloração rubi muito intensa, com um pequeno halo de evolução, praticamente imperceptível.

nederburg_pinotageNo nariz há uma explosão de aromas francos, com destaque para frutas negras frescas e um toque de especiarias, com o cravo aparecendo mais fortemente.

Em boca muita maciez em seus taninos e apesar de seus 14% de álcool, não houve sobreposição. O final é relativamente longo e agradável. É um vinho que pode ser degustado até sozinho, mas que fica muito melhor com uma comida. Sugiro queijos curados, brusqueta de shitake e arriscaria até uma comida mais apimentada.

Esse foi comprado no FreeShop mas acredito que seja encontrado nos mercados especializados e sei que a Casa Flora importa alguns deles.  É um vinho que merece ser provado e uma boa opção para comemorar, por exemplo, um belo gol do Brasil na Copa. Isso pra quem conseguir comprar e esperar para beber.

Um abraço

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *