Moscatel do Douro – Real Companhia Velha

Esse é mais um daqueles vinhos que eu tinha uma grande curiosidade pra conhecer, mas sempre ficava na dúvida na hora de comprar. Sempre que eu ia em busca de um novo vinho de sobremesa (e como adoro esse tipo de vinho), sempre tinha uma outra garrafa pra comprar antes dele.

Até que um dia eu não resisti e comprei. Meio que no impulso e tenho que admitir que no caminho pra casa cheguei até a me arrepender, pois deixei pra trás um late harvest chileno que eu estava de olho.

Bem, mas como na vida temos que fazer algumas escolhas, essa foi a minha. E a verdade é que depois de provar, eu gostei de ter trazido. Beber um Moscatel do Douro é um prazer que todos temos que ter.

Mas vale ressaltar que esses vinhos são em geral muito longevos e o ideal é que se beba realmente envelhecido. Esse da Real Companhia Velha é obviamente um exemplar mais simples e pode (e deve até) ser consumido jovem, mas é um bom começo, para depois partir para vinhos mais antigos e maduros.

Esse é produzido somente com um tipo de uva, a Moscatel Galego. Sua coloração tem um tom amarelo ouro, já tendendo para o alaranjado/acobreado.

No nariz tem um forte aroma de álcool, misturado com toques doces, lembrando mel, com alguma coisa cítrica.

Em boca confirma o seu alto teor alcoólico (e não poderia ser diferente, afinal de contas em sua produção, para parar a fermentação da uva é adicionado aguardente vínica, fazendo com que o vinho tenha uma graduação alcoólica bem alta). É bem estruturado e tem um final marcante.

É um vinho de sobremesa bem diferente dos late harvest, inclusive porque são métodos diferentes de produção, mas é um vinho pitoresco.

Vai bem com sobremesas fortes, mas de preferência algo como um creme amarelo, frutas em calda ou algo parecido. Eu pelo menos não tentaria com chocolates. Mas quem sabe não dá certo?

Custa em torno de 50 reais e é importado pela Barrinhas.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>