Montes Pinot Noir 2008

label_montesls_pn-300x229

Para mim, é fato comprovado que beber vinho com bons amigos torna a nobre bebida sempre melhor. Um bom papo, um ambiente agradável, boa comida pra acompanhar, tudo conspira a favor do vinho. (e o contrário também me parece verdadeiro)

Sendo assim, comento hoje sobre o Montes Pinot Noir, que foi degustado em companhia do Cristiano (Vivendo Vinhos) e da Val (esposa), no wine bar do Bianco Rosso, em Jundiaí. Aliás, comentarei sobre esse lugar em breve.

O ambiente e os amigos ajudaram a deixar esse vinho ainda melhor, mas mesmo com esses fatores positivos ajudando, faço uma análise mais imparcial e posso dizer que esse é um bom vinho.

Na taça mostrou uma coloração não muito típica de Pinot Noir: um rubi mais escuro, pouco translúcido e com um (bem) pequeno halo de evolução. Em geral vemos Pinot Noirs com uma cor mais clara…

No nariz, ótimos aromas de frutas vermelhas com destaque para morango e framboesa. Notas bem pronunciadas de carvalho também apareceram, com certeza devido aos seus 6 meses de descanso em barricas. As notas de carvalho contrastaram com algo um pouco doce como baunilha.

Em boca, bom corpo e boa acidez. Um final com uma boa persistência e bem suave.

O que me chamou a atenção nesse vinho foi que aquele aroma típico dos vinhos chilenos, a goiaba, praticamente não foi identificada nele. O que, de certa forma, me deixa contente, pois assim podemos conhecer outros aromas dos vinhos daquele país.

Foi degustado com uma pizza marguerita, que foi bem com o vinho, mas ainda acho que um brie iria melhor.

Pagamos R$ 57,00 pelo vinho, o que me parece um preço bem justo, considerando a sua qualidade (e sem falar no ótimo serviço que tivemos). Em breve conto sobre outros Pinot Noirs do Chile e em janeiro teremos um especial sobre esse país. Aguardem.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>