Monte Velho 2009

Podem falar o que quiserem sobre os vinhos do Esporão, menos que eles não têm caráter. Pelo menos pra mim isso aparece como uma característica muito forte em todos os vinhos que eu já provei deles. E o Monte Velho não foge à regra: produzido com as castas Trincadeira, Aragonêz e Castelão no Alentejo, o vinho que passa um pequeno tempo por madeira mostrou aromas de muita fruta madura, com destaque para as negras como amora e um leve toque de cereja. Na boca tem tanino pra dar e vender, mas a acidez dele, que é alta também, compensa a sensação e faz com que você tenha um vinho que deve combinar muito bem com carnes bem condimentadas ou gordurosas. Uma leitoa assada deve combinar.

Eu provei o vinho com alguns queijos defumados (e claro, o bom e velho Gouda francês que eu sou fã) e deu certo, mas o vinho ainda ganhou um pouco. Acho que vale a tentativa de harmonização.

Eu só não gostei muito do rótulo, que eu acho que merecia uma reformulação. Com um preto de fundo, me pareceu sem muito apelo, mas o conteúdo compensa.

Esse é importado pela Qualimpor aqui no Brasil.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Daniel,
    Este é o clássico Best Buy, inclusive descobri que é o tinto mais consumido em Portugal. Também falei sobre ele: http://mondovinho.blogspot.com/2010/11/o-bolso-esperto-do-esporao.html
    Agora achei interessante a sua opinião a respeito do rótulo. Eu já o achei bem chamativo por ser essencial na sua simplicidade. Agora talvez eu mudaria a fonte escolhida dos caracteres, mas o concept de fundo preto me pareceu moderno e elegante.
    Interessante a divergência de opiniões não é? Isto é mais um aspecto das belezas, complexidades e diferencias do mundo do vinho! E o que importa é que concordamos no conteúdo.
    Grande abraço!

  2. 2

    Olá Mario

    Com certeza, acho que a beleza do mundo do vinho está aí. O que importa é o que a gente gosta, não é mesmo? Mas esse não é nem de longe um dos piores rótulos que eu já vi. Eu já peguei cada coisa que dava até medo! 🙂
    Abraços

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>