Montando a Adega – Argentina

A pedido do meu amigo Cristiano Orlandi (Vivendo Vinhos) eu preparei 5 dicas de vinhos para quem está começando agora no mundo dos vinhos.

Sem dúvida uma das primeiras dúvidas vem na hora de montar a adega e ao visitar lojas especializadas, importadores e até supermercados, somos apresentados a centenas e até milhares de rótulos diferentes e claro, preços diferentes também. Como seria praticamente impossível comprar (e armazenar) todos, damos aqui algumas dicas de boas compras de vinhos argentinos que custam até 60 reais e são relativamente fáceis de encontrar. É preciso lembrar também que um fator importante para uma boa adega é a diversidade de tipos. Se possível, componha seu portfólio com brancos leves, brancos encorpados, rosés, tintos leves e encorpados, espumantes e vinhos de sobremesa (ou licorosos). Assim você sempre terá algo para harmonizar com o que vai comer.

Veja o post original aqui. As recomendações seguem abaixo, mas no original você encontra mais duas recomendações do Cristiano que valem a pena.

Vamos às dicas:

– Alamos Selección Pinot Noir 2008
Produzido pela famosa bodega Catena Zapata, esse Pinot Noir produzido em Mendoza esbanja fruta fresca (morango, cereja). Muito bem equilibrado.
Uvas: Pinot Noir
Onde encontrar: Mistral
Preço médio: 40 reais
Características: Corpo médio, guarda de 3/5 anos. Harmoniza com pratos de molhos mais leves, queijos e peixe.

– Tempus Pleno
Esse vinho é um Best buy. Já foi vendido no Brasil por mais de 100 reais e ao mudar de importador, teve seu preço muito reduzido. Nós consumidores que saímos ganhando. O produtor faz também um mais básico (Tempus Alba) que também é muito bom, mas esse é ainda melhor.
Uvas: Cabernet Sauvignon, Malbec
Onde encontrar: Sam´s Club
Preço médio: 40 reais
Características: Corpo médio, guarda de 5/7 anos. Harmoniza com pratos de molhos fortes e carnes. Bom para acompanhar churrasco.

 

– Rutini Cabernet/Syrah
Os vinhos da Rutini são muito cultuados no Brasil. Esse corte de Cabernet Sauvignon com Syrah agrada pela sua força, potência e vivacidade. Ótimo para acompanhar uma comida mais forte (até apimentada).
Uvas: Cabernet Sauvignon, Syrah
Onde encontrar: Zahil
Preço médio: 65 reais
Características: Guarda de 5/7 anos. Harmoniza com pratos de molhos fortes e carnes. Bom para acompanhar churrasco, carnes grelhadas.

 

– Vistandes Torrontés
A uva torrontés é conhecida por ser muito aromática, com grande predomínio de florais. Em boca é leve e é uma ótima parceira para os dias quentes de verão. Agrada muito o paladar feminino.
Uvas: Torrontés
Onde encontrar: Santa Ceia Vinhos
Preço médio: 30 reais
Características: Guarda de 2/3 anos. Pode ser degustado sozinho ou acompanhando saladas e entradas leves.

 

 

– Callia Magna Viognier 2006
Pra fugir um pouco das tradicionais Chardonnay e Sauvignon Blanc, esse Viognier da Bodegas Callia é fantástico. Bom corpo, boa acidez e um frescor fantástico, com notas florais e frutas brancas jovens.
Uvas:Viognier
Onde encontrar: Decanter
Preço médio: 45 reais
Características: Leve, fácil de beber e com boa acidez. Acompanha muito bem frutos do mar.

Espero que as dicas sejam boas. Quem tiver outras idéias, pode mandar que eu publico.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

5 Comentários

  1. 1

    Olá Daniel,

    Excelentes indicações. Também sugiro o Suzana Balbo Rosé de Malbec, um os melhores rosés que já provei, e o tinto Amalaya de Colomé.

    Sds

  2. 2

    Paulo, sabe que eu até hoje não consegui provar nenhum Suzana Balbo? Mas todo mundo fala muito bem! Obrigado pela indicação (e eu vou ver se resolvo esse meu “problema” logo).
    Abraços
    Daniel

  3. 3
  4. 4
  5. 5

    Gostaria de comprar alguns vinhos diretebte em mendoza. Tenho um amigo qie mora la e pode me enviar. So tenho duvidas se isso e permitido. Se for legal quem faz esse transporte?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>