Miolo Seleção Tinto 2008

miolo_selecao_tinto_2008Mais um vinho avaliado para a Confraria Brasileira de Enoblogs, capitaneada pelo Gil Mesquita, do Vinho para Todos. Dessa vez a escolha ficou por conta do Laercio, que escreve o site Avaliador de Vinhos.

Escolha interessante, pois como todos já sabem e devem ter vistos nas prateleiras do varejo em geral, a partir dessa safra a Miolo mudou o seu tradicional vinho de entrada, campeão absoluto de vendas. Saiu a Pinot Noir e ficaram só a Cabernet Sauvignon e a Merlot.

Sua garrafa tornou-se mais bonita também, com um rótulo branco muito bem trabalhado e uma cápsula digna de se parar um bocado para apreciar. A rolha continuou sintética, mas dá até pra entender, pois trata-se de um vinho que é feito em milhões de litros e tem como objetivo o dia a dia.

E agora falando do vinho, temos uma coloração rubi levemente translúcida e bem brilhante e límpida.

No nariz, notas de frutas vermelhas maduras, com um leve toque de álcool. Notei também um final com um leve terroso.

Na boca, um corpo médio e álcool sobrando um pouco. Seu final foi curto, deixando um leve amargor, mas com uma boa adstringência.

Eu gostava do “antigo” Miolo Seleção e acho que o Pinot Noir dava um leve toque mais macio ao vinho. Esse novo modelo privilegia a potência e força, que na minha opinião, tem mais a cara dos brasileiros. Acho que vai agradar.

E eu vou por aqui provando mais umas vezes, até me acostumar. Será que dá pra guardar aquela garrafa amarelinha que eu tenho aqui, da safra “histórica” de 2006, para a posteridade?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>