Miolo Cuveé Giuseppe Merlot / Cabernet 2004

miolo_cuveeMais um belo exemplar de um vinho nacional. Esse corte de Cabernet e Merlot é feito no Rio Grande do Sul, pela Miolo, com uvas de parreiras próprias.

A Miolo, por sinal, tem um belíssimo complexo enoturístico. Vale a pena visitar e conhecer. Quem tiver uma carteira mais gorda um pouco, pode inclusive ficar no Spa do Vinho deles. É muito bonito e aconchegante.

Mas vamos ao vinho: esse corte é clássico. A “doçura” da Merlot junto com a “rústica” Cabernet Sauvignon… Em geral, esse casamento dá uma boa combinação, como nesse caso.

Sua coloração é rubi intenso, com certo halo de evolução, mas não muito grande.

Já no nariz deu pra perceber claramente geléia de frutas vermelhas (daquelas bem docinhas, feitas pelas nossas avós), frutas passas e uma doçura parecida com cacau.

Logo depois, identificamos alguns outros aromas, que provavelmente foram trazidos pela Cabernet Sauvignon, nos trazendo notas de frutas mais maduras e até em geléia e também carvalho molhado.

Em boca, uma boa adstringência e final redondo. Acompanha bem comidas mais gordurosas e com molho, por exemplo, vermelho.

É um vinho da linha da Miolo que tem um bom custo x benefício, pois não é muito caro. Existem outros vinhos ainda mais tops da vinícola, mas esse, pra quem quer provar um bom corte dessas uvas de origem natural, é uma ótima idéia.

Alguém aí já provou esse vinho? O que achou?

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Daniel,

    Eu particularmente gosto muito deste vinho. Sempre tenho em casa, e a safra 2004 evoluiu muito em ralação as demais… Pra mim o melhor custo-benefício da Miolo. Segue o link dos meus comentários:

    http://vivendovinhos.blogspot.com/2009/01/miolo-cuve-giuseppe-2004.html

    Eu particularmente entendo que os melhores vinhos tintos nacionais tem saído desse corte bordalês (Merlot + Cabernet Sauvignon), e vc? Concorda?

    Do mesmo corte sugiro a linha Reserva da Serra da Lídio Carraro, safra 2005, mesma faixa de preço…

    Forte Abraço!

    Cristiano Orlandi
    Vivendo Vinhos

    Obs.: Fiquei sabendo que vc vem a Campinas para o encontro do Enoblogs, será um prazer te conhecer!

  2. 2

    Olá Cristiano

    Obrigado pelo comentário. Eu concordo com você sobre o corte bordalês. Já provei os vinhos da Lidio Carraro. São realmente muito bons. Infelizmente o preço deles assusta um pouco os consumidores, mas acho que a idéia é essa mesmo, não acha?

    Sim, vou para o encontro do Enoblogs e será um prazer te conhecer também. E parabéns pelo seu blog. Muito bom!

    Um abraço e vamos nos falando.

    Daniel Perches

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>