Miolo Cuveé Giuseppe Merlot / Cabernet 2004


miolo_cuveeMais um belo exemplar de um vinho nacional. Esse corte de Cabernet e Merlot é feito no Rio Grande do Sul, pela Miolo, com uvas de parreiras próprias.

A Miolo, por sinal, tem um belíssimo complexo enoturístico. Vale a pena visitar e conhecer. Quem tiver uma carteira mais gorda um pouco, pode inclusive ficar no Spa do Vinho deles. É muito bonito e aconchegante.

Mas vamos ao vinho: esse corte é clássico. A “doçura” da Merlot junto com a “rústica” Cabernet Sauvignon… Em geral, esse casamento dá uma boa combinação, como nesse caso.

Sua coloração é rubi intenso, com certo halo de evolução, mas não muito grande.

Já no nariz deu pra perceber claramente geléia de frutas vermelhas (daquelas bem docinhas, feitas pelas nossas avós), frutas passas e uma doçura parecida com cacau.

Logo depois, identificamos alguns outros aromas, que provavelmente foram trazidos pela Cabernet Sauvignon, nos trazendo notas de frutas mais maduras e até em geléia e também carvalho molhado.

Em boca, uma boa adstringência e final redondo. Acompanha bem comidas mais gordurosas e com molho, por exemplo, vermelho.

É um vinho da linha da Miolo que tem um bom custo x benefício, pois não é muito caro. Existem outros vinhos ainda mais tops da vinícola, mas esse, pra quem quer provar um bom corte dessas uvas de origem natural, é uma ótima idéia.

Alguém aí já provou esse vinho? O que achou?

Abraços

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *