Maximo Boschi Chardonnay Speciale 2007

Um vinho feito com carinho. É assim que eu vejo esse Chardonnay, que é produzido pelo meu amigo Renato Savaris. Muito mais do que um negócio, o vinho pra esse cara é questão de filosofia de vida. Prova disso são seus vinhos tintos, que ele e seu sócio guardaram por 10 anos antes de soltar no mercado (isso mesmo, os vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot que estão mercado agora são da safra 2000).

Esse Chardonnay teve um bom trabalho antes de ser engarrafado. Passou 4 meses em barricas de carvalho para afinamento e para fazer a fermentação malolática (assunto para um post futuro) e depois foi para tanques de aço inox por mais 1 ano. Depois disso é que foi engarrafado e agora está disponível para consumo.

O resultado é um vinho com uma coloração amarelo dourado claro, com reflexos ainda verdeais, mas que vai evoluir com o tempo. No nariz, frutas brancas maduras, com destaque para os cítricos como maçã e abacaxi, com um leve toque final de aromas terciários, lembrando baunilha. Em boca tem um bom corpo e um final de média persistência, mas que agrada bastante o paladar. Parece-me uma boa pedida para aqueles que querem se acostumar com os vinhos Chardonnay feitos em barrica, pois esse não tem aqueles aromas e corpo tão pesados.

Bebi acompanhando alguns aperitivos e queijos duros já amadurecidos. Foi muito bem. Só recomendo que não se beba muito gelado, para que ele libere todos os seus aromas.

Aqui em São Paulo é comercializado na D.O. Brasil, mas você deve encontrar em outras capitais em lojas especializadas.

Parabéns, Maximo Boschi, por mais um produto de ótima qualidade.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>