Mas aquele vinho era tão bom…

Sabe aquele vinho que você bebeu uma vez, naquela ocasião especial (ou nem precisa ser tão especial assim, mas que você estava de bem com a vida) e ele estava maravilhoso? E quando harmonizado com a comida então? Ficou melhor ainda!

Aí você saiu contando pra todo mundo que era o melhor vinho de sua vida. E olha que ele nem precisa custar caro. E na verdade, se custar barato, melhor ainda, não é mesmo?

Pois então, para repetir aquele sensação fantástica, depois de algum tempo você resolve beber novamente aquele mesmo vinho, novamente em um momento especial (pode ser junto da pessoa querida ou sozinho mesmo) e ao dar o primeiro gole percebe que o vinho não tem nada de especial.

Bem, pode ser que com a comida melhore. Você então dá uma bela garfada, depois bebe o vinho e percebe que o vinho ficou ainda pior!

E agora? Será que você que estava com o paladar diferente ou o vinho que mudou? Pode ser as duas coisas (juntas ou separadas). Vejamos então alguns fatores que podem mudar bastante a sua percepção sobre o vinho:

Humor: é claro que se você estiver no melhor dia da sua vida, ou simplesmente feliz, tudo vai parecer melhor e mais gostoso. Pense nisso: prove o mesmo vinho num dia feliz com o seu parceiro e depois o mesmo vinho em um dia que não deu nada certo e você quer beber só pra se aliviar. Tenho certeza que serão sensações bem diferentes

Harmonização: aquelas regras fixas de harmonização já caíram faz tempo, mas algumas combinações realmente não dão certo. Aí não tem bom humor que dê jeito.

Acondicionamento do vinho: é um fator físico e que nem sempre aparece de cara, e muitas vezes não é suficiente para dizermos que o vinho está “estragado”, mas ele perdeu aquele frescor e graça que tinha antes.

Esses são só alguns dos fatores e servem para ilustrar o ponto. A verdade é que o momento em que você está influencia muito a sua percepção sobre o vinho. Pense nisso e lembre-se de utilizar esse fator em suas avaliações. Tenho certeza que se você der uma chance para aquele vinho que bebeu num dia ruim e não gostou, terá uma grata surpresa.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>