Marques de Casa Concha Syrah 2006

marques_casa_concha_syrahA vinícola Concha Y Toro todo mundo deve conhecer. É uma das mais famosas do Chile e provavelmente de todo o mundo, pois eles exportam para muitos países. Estamos acostumados a encontrar mais frequentemente os seus vinhos das linhas básicas, como o Casillero Del Diablo e o Trio, que por sinal são ótimos vinhos, muito bem feitos e sempre com uma boa qualidade.

No entanto, quando passamos a provar vinhos um pouco mais “tops” dessa vinícola é que começamos a nos encantar de verdade.

Sendo assim, motivado pelo meu amigo Alexandre (Diário de Baco) e também por uma ótima promoção feita na Expand, eu comprei esse vinho. E foi uma ótima escolha, pois fiquei muito satisfeito. Escolhi o varietal da uva Syrah, mas também é possível encontrar dessa mesma linha vinhos das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay (todos varietais). Esse Syrah é produzido no Vale do Rapel e o vinho passa 17 meses em barricas antes de ser engarrafado. Suas uvas são colhidas manualmente e selecionadas antes de serem maceradas. Muito cuidado e esmero, resultando nesse ótimo vinho.

Em taça, mostrou-se bastante escuro e com um leve halo de evolução. Com certeza, tem muito tempo ainda pela frente em garrafa. No nariz, aromas complexos de frutas negras, com destaque para ameixas maduras e amora. Notam-se também aromas esfumaçados, charuto, especiarias (pimenta e cravo). Tudo isso sem decantar. Acredito que se deixá-lo descansando um pouco, vai se abrir mais e teremos outros aromas ainda mais interessantes.

Em boca, bastante equilíbrio e suavidade, com um final longo e sem amargor.

Um vinho muito correto e com uma ótima qualidade, sem dúvida. Pela sua estrutura, acredito que seja interessante harmonizar com pratos também mais fortes e queijos curados, senão corre-se o grande risco de ter o vinho passando por cima do prato. Eu provei somente com queijos, mas pretendo provar novamente com algum prato mais elaborado. Farei isso e contarei aqui. Se alguém tiver alguma receita para indicar, aceito.

E pra fechar, deixo o preço que paguei: R$ 59,00, no Outlet Premium, na Rodovia dos Bandeirantes. Quem puder ir lá, não vai se arrepender. Mais uma vez agradeço ao Alexandre, que tem me indicado ótimos vinhos.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>